Este domingo abriu com uma notícia triste para os fãs das histórias em quadrinhos e das artes plásticas em geral. Através de um comunicado por meio da fanpage no Facebook, foi divulgada uma breve nota sobre o falecimento do artista Bernie Wrightson (foto). Quem escreve é Liz, sua companheira. Ele perdeu a batalha contra um câncer no cérebro. Tinha 68 anos de idade.
O desenhista Bernie Wrightson na cama do hospital
(Acervo pessoal)
Recentemente, havia sido divulgado que o artista com problemas de percepção por conta de uma cirurgia cerebral para drenagem de sangue e, por isso, suas funções do lado esquerdo do corpo estavam extremamente limitadas, não podia andar ou sequer usar a mão esquerda, o que o fez se retirar do meio artístico em relação aos quadrinhos e visitas à convenções do gênero.
Wrightson foi responsável pela arte de "Frankenstein", já publicada no Brasil
(Divulgação)

Bernie Wrightson desenhou o homem-morcego na minissérie "Batman - O Messias", escrita por Jim Starlin e publicada no Brasil a partir da década de 1980. Ao lado do roteirista Len Wein, criou o icônico personagem Monstro do Pântano para a editora DC Comics. Já com o escritor Marv Wolfman, criou o personagem Destino, que acabou retornando aos quadrinhos anos depois com os roteiros de Neil Gaiman para a saga Sandman, pelo selo Vertigo - divisão de quadrinhos adultos da DC Comics. Mas ele é celebrado pelo grande trabalho de sua vida, a adaptação de "Frankenstein" (foto), clássico escrito por Mary Shelley.

Descanse em paz.