O ator Edward James Olmos (foto) será homenageado na quarta edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano com o Platino de Honra, como reconhecimento de toda sua trajetória profissional. O intérprete - que participou de filmes como “Blade Runner” e incontáveis séries de TV - tem na sua galeria dois Globo de Ouro, um Emmy e uma indicação ao Oscar. Olmos é um grande ativista da comunidade latina nos Estados Unidos e fundador da Latino Public Broadcasting, bem como do Los Angeles Latino International Film Festival.

A grande noite de gala - no dia 22/07/2017 na Caja Mágica, em Madri - será apresentada pelo humorista espanhol Carlos Latre e a atriz e cantora uruguaia Natalia Ordeiro. Já o tradicional tapete vermelho será comandado pela atriz mexicana Mónica Huarte e o escritor e apresentador venezuelano Boris Izaguirre.

Para a entrega dos prêmios, já estão confirmados Rob Schneider, Miguel Bosé, Jorge Perugorría, Jackie Cruz, Kate del Castillo, Asier Etxeandia, Tony Plana, Oscar Jaenada, John Ortiz e Imanol Arias.

Os Prêmios Platino são promovidos por EGEDA (Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales), com FIPCA (Federación Iberoamericana de Productores Cinetaográficos y Audioviusales) e conta com o apoio das Academias e Institutos Cinematográficos Iberoamericanos, Latin Artist e a Fundación AISGE, que trabalham desde 2014 para conseguir uma maior visibilidade para o cinema ibero-americano.

Fonte: IV Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano (via press-release)