A co-produção hispano-argentina "O Cidadão Ilustre" ('El Ciudadano Ilustre'), foi a vencedora na categoría de Melhor Filme Ibero-americano de ficção na IV Edição dos Prêmios PLATINO, durante a cerimônia de entrega em Madri, na Espanha. O longa também levou os troféus de Melhor Interpretação Masculina para Oscar Martínez e Melhor Roteiro para Andrés Duprat.

Sonia Braga (foto) levou o prêmio de Melhor Atriz por "Aquarius". A atriz brasileira - que havia recebido um Prêmio de Honra na primeira edição dos Prêmios Platino, no Panamá - derrotou Angie Cepeda, Emma Suárez, Juana Acosta e Natalia Oreiro. "Aquarius" concorria também nas categorias de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção e Melhor Direção com Kleber Mendonça. O espanhol Pedro Almodóvar foi quem levou, brilhando na categoria de Melhor Diretor por "Julieta", longa que recebeu ainda a estatueta de Melhor música para o três vezes indicado ao Oscar, Alberto Iglesias.
Sonia Braga durante seu discurso de agradecimento do prêmio de Melhor Atriz
(Crédito: José María Gil Hoyo / Pipo Fernández / Divulgação)
 O Brasil estava representado ainda por "Boi Neon" - de Gabriel Mascaró, na categoria de Melhor Fotografia, com Diego García -, "Bruxarias", de Virginia Curia, na categoria de Melhor Animação - e "Cinema Novo", de Eryk Rocha, ao PLATINO de Melhor Documentário. Os vencedores nessas categorias foram "Un monstruo vino a ver-me" (fotografia), "Psiconautas", "los niños olvidados" (animação) e "Nascido na Síria" (documentário), respectivamente. O filme "Un monstruo viene a verme" (Espanha), dirigido por J.A. Bayona, levou ainda outros três prêmios técnicos: melhor montagem, arte e som.

O Prêmio de Honra da IV Edição dos Prêmios Platino foi para o ator Edward James Olmos, por usa extensa e sólida carreira, bem como por seu trabalho a favor da comunidade latina na meca do cinema dos Estados Unidos.

A gala foi transmitida para 17 Canais de TV, incluindo o Canal Brasil. Foram concedidos prêmios para "Desde allá", do venezuelano Lorenzo Vigas (Melhor obra de estreia) e para "Esteban" (Prêmio cinema para educação e valores), produção hispano-cubana de Jonal Cosculluela.

"Cuatro estaciones en la Habana", protagonizada Jorge Perugorría e Juana Acosta, foi premiada como a Melhor Minissérie Ibero-americana para a TV.

A Gala de entrega dos prêmios Platino, que teve cobertura de mais de 350 jornalistas de vários países, contou com a participação de artistas como John Leguizamo, Rossy de Palma, Rob Schneider, Geraldine Chaplin, Antonia Zegers e Luisana Lopilato, entre outros. Ao final da cerimônia, foi anunciada a próxima parada: a quinta edição acontecerá no México, na cidade de Cancún.

Com apenas quatro edições, os Prêmios PLATINO de Cine Ibero-americano já se transformaram no evento de maior difusão da sétima arte produzida em português e espanhol, sendo ainda a primeira premiação a englobar a industria audiovisual ibero-americana: 23 países unidos em um projeto comum.

Os Prêmios PLATINO são promovidos por EGEDA (Entidade de Gestãodos Direitos dos Produtores Audiovisuais), com FIPCA (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), e conta com o apoio das Academias e Institutos de cinema ibero-americanos, Latin Artist e da Fundação AISGE, que trabalham desde sua primeira edição em 2014 para conseguir uma visibilidade maior para o cine iberoamericano no mundo e para que nosso cinema tenha a distribuição que merece a nível internacional.


>>> Confira a Lista de Ganhadores da edição 2017

Melhor filme de ficção: EL CIUDADANO ILUSTRE                                    

Melhor Direção: PEDRO ALMODOVAR por Julieta               

Melhor Interpretação Masculina: OSCAR MARTÍNEZ por El Ciudadano Ilustre     

Melhor Interpretação Feminina: SONIA BRAGA por Aquarius      

Melhor Música Original: ALBERTO IGLESIAS por Julieta  

Melhor filme de animación: PSICONAUTAS, LOS NIÑOS OLVIDADOS                            

Melhor documentário 2016. NACIDO EN SIRIA                     

Melhor roteiro: ANDRÉS DUPRAT por El Ciudadano Ilustre               

Melhor Obra de estreia: DESDE ALLÁ                               

Melhor Direção de Montagem: BERNAT VILAPLANA, JAUME MARTÍ por Un monstruo viene a verme            

Melhor Direção de Arte: EUGENIO CABALLERO por Un monstruo viene a verme   

Melhor Direção de Fotografia: ÓSCAR FAURA por Un monstruo viene a verme     

Melhor Direção de Som: PETER GLOSSOP, ORIOL TARRAGÓ, MARC ORTS por Un monstruo viene a verme

Educação em valores: ESTEBAN                                    

Melhor Minissérie para TV: CUATRO ESTACIONES EN LA HABANA                 

Prêmio PLATINO DE HONRA: EDWARD JAMES OLMOS


Fonte: IV Edição dos Prêmios PLATINO (via press-release)