Entre os dias 28/09 e 01/10/2017, o CCBB Belo Horizonte (localizado na Praça da Liberdade, 450 – Funcionários / Belo Horizonte), recebe a terceira edição do Festival Musimagem, primeiro festival dedicado exclusivamente à música para a imagem. 

Neste ano, o festival conta com a presença do compositor americano Laurence Rosenthal, responsável por trilhas de filmes como "Becket", "Meteoro" e "Fúria de Titãs", além de séries como "O Jovem Indiana Jones" - trabalhando com George Lucas e Steven Spielberg durante as três temporadas -, "A Ilha da Fantasia", entre outras.



O evento contará com concertos, workshops, palestras, debates, mostras e grupos de trabalho. E o melhor: Todas as atividades são gratuitas. Para atrações que acontecem no Teatro I é necessário retirar senha de acesso com uma hora de antecedência. Já as inscrições para grupos de trabalho, workshops, palestras e mesa de debate que acontecem no Teatro II devem ser realizadas por meio do site oficial do evento.
A grande novidade desta edição fica por conta da criação do Troféu Remo Usai de Música para Imagem. Remo Usai é um compositor de extrema importância para o audiovisual, fez "Assalto ao Trem Pagador" e "Boca de Ouro", por exemplo, dentre tantos outros trabalhos. Segundo Marcos Souza, curador do Festival, o prêmio vem justamente contemplar nomes importantes da história da música original para imagem: "O premiado deste ano será o compositor Waltel Branco, de Curitiba, com 88 anos, que estará presente à premiação. Ele é autor de trilhas para novelas como 'O Bem Amado', 'Tititi', 'Feijão Maravilha' e diversos outros projetos".
Outra novidade desta edição é a Mostra Musimágica Infantil, uma mostra de cinema infantil, com a exibição de diversos filmes deste segmento e a presença dos compositores das trilhas sonoras, explicando como foi o processo de criação dessas músicas. Popularmente conhecida como trilha sonora, a música composta para o audiovisual sempre esteve presente no cinema. Muitas vezes ela define o sucesso ou não de um filme, sendo responsável por manter o suspense em determinadas cenas, ou trazer emoção em um momento de tensão.

A música e a imagem são companheiras de longa data, mas os compositores brasileiros que realizam esse trabalho quase sempre têm pouquíssima visibilidade. O objetivo do festival é justamente divulgar o mercado de composição no Brasil e no mundo. "A intenção é trazer o universo da música para a imagem cada vez mais pra perto do público, ampliando a visibilidade dos músicos que atuam nesta área, incentivando novas pessoas a mergulharem no tema", explica Souza.

O evento é aberto ao público profissional e entusiasta, já que música para cinema, TV, comerciais, videogames, habita o imaginário popular. O Festival Musimagem é idealizado e produzido pela Musimagem BrasilAssociação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual e tem curadoria do pianista Marcos Souza, e do compositor Tim Rescala.

Programação:
>>> 28/09/2017 (Quinta-Feira) – Abertura do Festival
19h30 – Teatro I
Concerto dos Associados da Musimagem Brasil e entrega do Troféu Remo Usai Musimagem Brasil 2017
Entrega do prêmio ao ganhador deste ano, o compositor Waltel Branco.
"Waltel Branco, maestro, arranjador e instrumentista (Paranaguá, 22/11/1929) compositor erudito e popular, ajudou a criar as estéticas da MPB, Bossa Nova, Jazz-Samba e Jazz-Fusion desde os anos 50. Lançou mais de 20 discos, cultuados pelas experimentações e virtuosismo, sendo o álbum 'Meu Balanço' um dos discos com cotação mais alta do mundo em bancas de colecionadores segundo sites como Discogs. Foi arranjador, compositor e diretor musical das trilhas de novelas e vinhetas da rede Globo por quase três décadas, dentre elas, Irmãos Coragem, Escrava Isaura, O Bem Amado, Selva de Pedra e aberturas de Jornal Nacional, Os Trapalhões, Sitio do Pica Pau Amarelo, alem de festivais e especiais musicais da emissora, tendo ajudado a criar a imagem da musica brasileira que correu o mundo em mais de 100 países através de novelas e filmes" (Manoel J de Souza Neto)
(Distribuição de senhas uma hora antes)
Participação dos músicos: Gilson Peranzzetta, Ivan Lins, Ricardo Leão, Rodrigo Marsilac, Marion Lemonnier, Alberto Rosenblit, Zé Neto, Noel Fernandes e Marcos Kuzka;
>>> 29/09/2017 (Sexta Feira) - Convidado Internacional
10h – Teatro II
Grupo de Trabalho
A Música na Educação
Mediador – Ricardo Petracca

10h00 - Teatro I
Mostra Musimágica Infantil
Filme "Brasil Animado" – Diretora: Mariana Caltabiano. Trilha Sonora: Alexandre Guerra;
15h - Teatro II
Workshop/ Palestra
Tecnologia a Serviço da Música
Pedro Milman e Ricardo Gomes

16h – Teatro II
Workshop/ PalestraMúsica para Jornalismo
Marion Lemonnier e Mauro Perelman

17h – Teatro II
Workshop/ Palestra
Direitos Autorais no Audiovisual
Palestrante: Alexandre Guerra e Mario Di Poi

19h30 – Teatro I
Palestra Musical
Laurence Rosenthal (Detroit)
Laurence Rosenthal, nascido em Detroit, Michigan, após se formar na Eastman School of Music foi para Paris estudar com Nádia Boulanger. Lá ele conheceu e se aproximou da vanguarda de compositores do início do século XX, conhecendo e convivendo com importantes nomes da música de época como Igor Stravinsky, Leonard Bernstein e mesmo Heitor Villa-Lobos. Durante a segunda guerra, foi nomeado ''Compositor oficial dos Documentários da Força Aérea Americana'', posto onde possuía uma orquestra à sua disposição para gravação e muita liberdade criativa.
Compondo também para a televisão, Laurence recebeu o prêmio EMMY de melhor trilha sonora 7 vezes. Paralelamente ao seu trabalho com música para imagem, Laurence sempre manteve uma prolífica carreira como compositor e regente de música de concerto, e teve composições sinfônicas estreadas por Leonard Bernstein, Erich Leinsdorf e a Rochester Philarmonic. Entre seus diversos trabalhos, filmes como O Sol Tornará a Brilhar (1961), O Milagre de Anne Sullivan (1962), Becket, O Favorito do Rei (1964), A Ilha do Dr. Moreau (1977), O Retorno do Homem Chamado Cavalo (1976).

>>> 30/09/2017 (Sábado) - Música & Imagem Internacional
10h – Teatro II
Grupo de Trabalho – O Mercado de Trabalho
Participantes: Aberto aos inscritos.
Mediador – Mauricio Domene (Alberto Rosenblit e Zé Neto enriquecem o grupo)

10h - Teatro I
Mostra Musimágica Infantil
Filmes - Curtas
  • - Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo - Diretores: Evandro Salles e Marcia Roth, Trilha Sonora:Tim Rescala
  • - Malevich - Diretores: Evandro Salles e Marcia Roth, Trilha Sonora: Tim Rescala 
  • - Sobre 2 quadrados - Diretores: Evandro Salles e Marcia Roth, Trilha Sonora: Tim Rescala
  • - A Travessia - Diretora: Fernanda Sasaki, Trilha Sonora: Noel Fernandes
  • - O Lobisomem e o Coronel - Diretores: Elvis Kleber e Ítalo Cajueiro, Trilha Sonora: Marcelo Guima
  • - Buba e o Aquecimento Global - Diretores: Bruno Bask e Eduardo Nakamura, Trilha Sonora: Mauricio Domene
  • - Remoto Controle Remoto - Diretores:Bruno Bask, Trilha Sonora: Mauricio Domene
  •  - DINO AVENTURAS - Animação Brasileira Série com 20 episódios - Diretor: Andre Forni, Trilha Sonora: Alexandre Guerra


15h – Teatro II
Palestra
A Percepção da Música no Audiovisual
Palestrantes - Felipe Radicetti e Rodrigo Toffolo

17h – Teatro II
Mesa de debate - O que é Trilha Sonora?
Som Direto, ambiente, efeitos, foley e música
Participantes:
Waldyr Xavier - Editor de Som
Paulo Ricardo - Som direto
Fernando Aranha - Musimagem
Mediador - Zé Neto/ Alberto Rosenblit

19h30 – Teatro I
Concerto Internacional
Orquestra Ouro Preto interpreta o convidado internacional Laurence Rosenthal, entre outros.

01 de outubro (Domingo) - Música & Imagem Nacional
11h30 - Teatro II
Grupo de Trabalho - Direito Autoral
Mediador – Felipe Radicetti

14h – Teatro I
Mostra Musimágica Infantil
Filme "Bruxarias" – Diretora Virgínia Curia – Espanha. Musica Original: Zé Neto
15h – Teatro II
Palestra
Música sinfônica para audiovisual - Composição e Gravação: Tim Rescala e ClementZular

17h - Teatro I
Mesa de Debate
Cadeia Criativa do Audiovisual:
Sylvio Back – Presidente da DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual)
Ricardo Hofstetter – Presidente da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas)
Felipe Radicetti - Musimagem Brasil
Tim Rescala - Musimagem Brasil
Mediador: Marcos Souza

19h30 – Teatro I
Concerto Nacional
Orquestra Ouro Preto interpreta compositores brasileiros associados da Musimagem Brasil, além de marcantes músicas do cinema como Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá) e Melodia Sentimental (Villa-Lobos)