O Programa de Fomento ao Cinema Paulista do Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas. Com edital disponível no site oficial da Secretaria da Cultura do Estado de SP, o concurso irá selecionar produções divididas em dois módulos: no primeiro serão contemplados seis filmes longas-metragens de ficção e animação, com prêmio de R$ 750 mil cada; e no segundo, quatro projetos de documentários serão contemplados com o valor de R$ 375 mil cada. As inscrições vão até 20/10/2017.
O programa utilizará recursos das empresas estatais do Estado de São Paulo, via Lei do Audiovisual. Caberá à Secretaria da Cultura do Estado a organização do processo seletivo para escolha dos projetos que receberão o patrocínio. "O Programa de Fomento ao Cinema Paulista é um projeto tão importante quanto os filmes que já apoiou desde a sua criação. Algumas das melhores produções brasileiras tem o 'carimbo' do Programa de Fomento e para nós é uma grande alegria", complementa José Luiz Penna, Secretário da Cultura do Estado, .

O Programa de Fomento ao Cinema Paulista foi criado em 2003 e apoiou filmes como a animação 'O Menino e o Mundo' - de Alê Abreu, indicado à categoria “Melhor Animação” no Oscar 2016 -, 'Que Horas Ela Volta?' - de Anna Muylaert, filme premiado no Festival de Sundance, que representou o Brasil na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” no Oscar 2016 -, o recente e elogiado 'Como Nossos Pais' - de Laís Bondanzky, que ganhou seis prêmios no Festival de Gramado, entre eles o de “Melhor Filme” -, o documentário 'Homem Comum' - de Carlos Nader, vencedor do Festival É Tudo Verdade, em 2015 -, 'Meu Amigo Hindu' - último filme dirigido por Hector Babenco -, 'Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios' - de Beto Brant e Renato Ciasca -, 'Xingu', de Cao Hamburger, dentre outros.

Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de SP (via press-release)