Com o objetivo de apresentar e qualificar a produção audiovisual infanto-juvenil do Brasil e do mundo, o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), criado e dirigido pela atriz e produtora Daniela Gracindo, chega à sua sétima edição no Rio de Janeiro. De 12 a 29/10/2017, os espectadores terão a oportunidade de conferir como as crianças e jovens entre 8 e 17 anos transformam em arte sua percepção sobre o mundo atual. Serão realizadas oito mostras no total (quatro competitivas e quatro paralelas) com curtas-metragens de 1 a 10 minutos de duração de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação.

No dia 11/10/2017, haverá uma cerimônia de abertura para convidados, no Instituto Cervantes, com a participação da atriz Tamara Taxman (do longa Detetives do Prédio Azul (D.P.A) – O filme) e de Guigo Guimas (Pequeno Cineasta de 11 anos). O festival ocorrerá simultaneamente no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB (Centro), Instituto Cervantes (Botafogo), Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico e Arena Dicró, na Penha.
Ao todo, 78 curtas-metragens serão exibidos durante o festival. A abertura da programação, no Dia das Crianças, contará com a exibição especial do longa Detetives do Prédio Azul (D.P.A) – O filme no CCBB. Este ano também será oferecida a Oficina Claquete com a diretora Daniela Gracindo e workshops de educação ambiental e para educadores (mais informações abaixo). Para as mostras em competição, foram inscritos 180 filmes de temática livre, dos quais 35 foram selecionados. Com o objetivo de contemplar uma produção audiovisual diversificada, a curadoria selecionou obras de sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Espirito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 13 países (Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Taiwan). “Este ano, percebemos uma série de trabalhos abordando, com olhar crítico, o uso da tecnologia, internet e redes sociais”, observa a diretora.

Esses filmes serão avaliados por um júri oficial composto por 20 crianças e jovens com idade entre 8 e 17 anos, que já tenham a experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional. São quatro categorias no total, todas com dois vencedores cada (um selecionado pelo júri oficial e outro pelo júri popular): Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos); Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos); Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos); e Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos). Os prêmios para os vencedores incluem o Troféu Pequeno Cineasta e claquetes profissionais Kodak.

Criado em 2010, o FIPC promove um grande debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural. Em suas seis edições anteriores, o festival exibiu cerca de 500 filmes de 28 países, atingindo um público de cerca de sete mil pessoas. Todas as edições contam ainda com oficinas, debates e mesas redondas com a presença de renomados profissionais brasileiros e estrangeiros, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização. A cada ano percebo uma evolução no uso da linguagem cinematográfica e, consequentemente, na qualidade dos filmes inscritos”, avalia a diretora Daniela Gracindo. “Outro ponto importante é a participação contínua de instituições do ensino do cinema para juventude, bem como de produções independentes. Assim concluo, com grande satisfação, que o festival vem cumprindo o seu papel de trazer um estímulo importante sobre a apropriação da linguagem audiovisual desde a infância.

Mostras não competitivas
 A programação do Festival Internacional Pequeno Cineasta inclui ainda outras quatro mostras fora da competição:
— “Mostra Oficina Pequeno Cineasta”: apresenta ao grande público os trabalhos realizados por alunos da oficina homônima que Daniela ministra desde 2010. Foi por conta do sucesso das aulas que a produtora resolveu criar o festival com o objetivo de não só criar um intercâmbio entre as culturas, mas como também de dar visibilidade aos projetos finais criados por seus alunos.

— “Mostra “Sustente Sua História”: composta por uma seleção de filmes que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente, criada em parceria com o Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio.

— “Mostra Especial Taller Telekids”: Todos os anos, o festival organiza uma mostra especial de filmes e uma videoconferência com um país convidado. Este ano, a participante é a Oficina de Cinema de Sevilha, Taller Telekids, que selecionou os melhores curtas realizados por seus alunos e pequenos cineastas da Espanha para esta mostra especial. Liderado por Jacqueline Sánchez Carrero e Enrique A. Martínez, este projeto foi iniciado há mais de 20 anos e nasceu com a vocação de apresentar às crianças o mundo do cinema e da televisão de uma perspectiva educacional, construtiva e crítica.

— “Mostra Projeto Cinema”: Pela primeira vez no festival, esta mostra tem o objetivo de destacar instituições que apresentam um trabalho consistente voltado ao ensino da linguagem audiovisual para crianças e jovens. Este ano, iremos conferir os melhores filmes realizados dentro do projeto "Curtas da Sá Pereira”, que tem o objetivo de aproximar os alunos da história do cinema e das etapas necessárias para a realização de uma produção autoral e autônoma.

Oficina Claquete
Com três horas de duração, os alunos irão conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica, e as principais funções de uma equipe de cinema, através da experiência de realizar uma cena. O trabalho realizado pelo grupo será disponibilizado aos integrantes posteriormente em arquivo digital.
Ministrante: Daniela Gracindo, criadora e diretora dos projetos Pequeno Cineasta (Festival, Programa de TV, Oficinas de Cinema), é formada em Cinema com especialização em Produção Executiva.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Público Alvo: crianças e jovens entre 10 e 16 anos
Modalidade: presencial
Número de vagas: 10 alunos
Data e horário: 12 de outubro, quinta, das 10h às 13h.
(entrada franca mediante retirada de senha, 1 hora antes na bilheteria)

Workshop de Animação Ambiental
Nesta oficina, serão desenvolvidas técnicas de animação experimental, através da utilização de diversos materiais naturais como: folhas, flores, sementes, grãos, e materiais recicláveis. A oficina possui um enfoque mais abstrato, onde os participantes poderão manipular livremente os materiais para a criação de suas animações, estimulando a criatividade, percepção, imaginação e a integração com a natureza.
A movimentação destes materiais será sequenciada através de registros fotográficos que, posteriormente, se transformarão em um curta-metragem de animação a ser exibido no encerramento do 7º Festival Internacional Pequeno Cineasta.

Ministrante: Alexandre Juruena é diretor-geral do Anim!Arte — Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil. Diretor e Animador do videoclipe “Súplica Cearense” da banda “O Rappa” (2009). Professor e coordenador de oficinas itinerantes de Animação do Festival Anim!Arte, realizadas em instituições de 10 estados brasileiros.
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Público Alvo: crianças e jovens entre 10 e 16 anos
Modalidade: presencial
Carga Horária: 3 horas
Número de vagas: 10
Datas e horários: 24 outubro, terça-feira das 14h às 17h.
(entrada franca mediante retirada de senha, 1 hora antes na recepção do Museu do Meio Ambiente)

Workshop para Educadores
Como guiar o aluno para realizar um curta? Este workshop irá abordar o amplo universo de técnicas e conteúdos que engloba o mundo da imagem e do som. Serão apresentados conteúdos teóricos e práticos fundamentais que oferecem ferramentas aos professores em face da alfabetização audiovisual.

Ministrantes:
Jacqueline Sánchez Carrero – Diretora do Taller Telekids com 20 anos de experiência. Doutora em comunicação e produtora audiovisual com experiência de 10 anos em trabalho de televisão.
Enrique A. Martínez – Codiretor do Taller Telekids. Diretor do Serviço Audiovisual da Universidade Internacional de Andaluzia e da UNIATV. Realizador e produtor de documentários.
Local: Instituto Cervantes
Público Alvo: educadores e interessados
Modalidade: presencial
Número de vagas: 10 alunos por turma por ordem de confirmação de inscrição
Abertura de Inscrições: 09/10 pelo email: naescola@pequenocineasta.com.br
Carga Horária: 3 horas
Datas e horários: 25 e 26 de outubro, quarta e quinta, das 17h às 20h.
  
Pequeno Cineasta na Escola
Criado ano passado, o projeto Pequeno Cineasta na Escola foi oferecido inicialmente para a Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, com intuito de ampliar a participação das crianças e jovens que tivessem alguma dificuldade de deslocamento até o local do evento. Este ano, o projeto se amplia e estará disponível para todas as instituições de ensino no Brasil. Para isso, foi criada uma plataforma virtual com todo material necessário e um tutorial com orientações para as escolas participantes. As inscrições serão abertas a partir do dia 18 de setembro. Mais informações no link oficial


>>> SERVIÇO 

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – CCBB – RJ  
Cinema 1 (Mostras) e Cinema 2 (Oficinas)
De 12 a 29 de outubro – dias e horários detalhados a seguir.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ – Tel. (21) 3808-2020
Capacidade Cinema 1: 100 lugares. Cinema 2: 50 lugares.
Classificação etária: Livre.
Entrada Franca.

Dia 12 de outubro de 2017 – Quinta-Feira
15:00 às 17:00 - Sessão Especial Detetives do Prédio Azul (D.P.A.) – O Filme

Dia 13 outubro de 2017 - Sexta-Feira
15:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva)
16:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
17:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 14 outubro de 2017 - Sábado
15:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
17:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
18:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 15 de outubro de 2017 - Domingo
15:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
17:00 – Mostra Especial Taller Telekids (não competitiva)

Dia 20 de outubro de 2017 – Sexta-Feira
10:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
11:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
13:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
14:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 21 de outubro de 2017 – Sábado
14:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
15:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
16:00 - Mostra Competitiva Internacional Jovem
17:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 22 de outubro de 2017 – Domingo
14:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
15:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
17:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem
18:30 – Mostra Projeto Cinema (não competitiva)

Dia 27 de outubro de 2017 – Sexta-Feira
10:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
11:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
13:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
14:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 28 de outubro de 2017 – Sábado
14:00 - Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva e com audiodescrição)
15:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva)
16:00 – Mostra Sustente Sua História (não competitiva)
17:00 – Mostra Especial Taller Telekids (não competitiva)
18:00 – Mostra Projeto Cinema (não competitiva)

Dia 29 de outubro de 2017 – Domingo
16:00 às 18:00 – Cerimônia de Encerramento

INSTITUTO CERVANTES (Auditório)
Dia 11 de outubro: abertura para convidados. Mestres de cerimônia: atriz Tamara Taxman (do longa Detetives do Prédio Azul (D.P.A) – O filme) e de Guigo Guimas (Pequeno Cineasta de 11 anos).
De 25 a 28 de outubro (de quarta a sábado). Horários detalhados abaixo
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto 62 – Botafogo – RJ – Tel. (21) 3554-5913
Capacidade: 84 lugares.
Classificação etária: Livre.
Entrada Franca.

Dia 25 de outubro de 2017 – Quarta-Feira
14:00 às 16:30 – Mesa Redondinha – Vídeo Conferência com Jovens Cineastas da Espanha
17:00 às 20:00 – Workshop para educadores: Como guiar um aluno para realizar um curta-metragem

Dia 26 de outubro de 2017 – Quinta-Feira
15:00 às 16:00 – Mostra Especial Filmes Taller Telekids
17:00 às 20:00 – Workshop para educadores: Como guiar um aluno para realizar um curta-metragem

Dia 27 de outubro de 2017 – Sexta-Feira
10:00 – Mostra Especial Filmes Taller Telekids (não competitiva)
11:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
13:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
14:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
15:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 28 de outubro de 2017 – Sábado
16:00 – Mostra Especial Taller Telekids (não competitiva)

MUSEU DO MEIO AMBIENTE DO JARDIM BOTÂNICO – RJ (Sala Multimídia)
Dia 19, às 10h e às 11h e dia 24, das 14h às 17h.
Endereço: Rua Jardim Botânico 1008 – Jardim Botânico – RJ - Tel. 21 3874-1808
Capacidade: 50 lugares.
Classificação etária: Livre.
Entrada Franca.

Dia 19 de outubro de 2017 – Quinta-Feira
10:00 – Mostra Sustente Sua História (não competitiva)
11:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva)

Dia 24 de outubro de 2017 – Terça-Feira
14:00 às 17:00 – Workshop de Animação Ambiental

ARENA CARIOCA DICRÓ – RJ
De 19 a 22 de outubro. Horários abaixo.
Endereço: Rua Flora Lobo – Penha Circular – RJ –  Tel.: 3486-7643
Capacidade: 338 lugares.
Classificação etária: Livre.
Entrada Franca.

Dia 19 de outubro de 2017 – Quinta-Feira
10:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
11:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
14:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva)
15:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
16:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 20 de outubro de 2017 – Sexta-Feira
10:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva)
11:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
14:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
15:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
16:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 21 de outubro de 2017 – Sábado
14:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
15:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
17:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 22 de outubro de 2017 – Domingo
14:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
15:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
17:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) tem patrocínio do Banco do Brasil, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Sá Pereira, Tecnisan GPC Engenharia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Fonte: 
Festival Internacional Pequeno Cineasta (via press-release)