Escrito e dirigido por Alex Duarte, o longa-metragem "Cromossomo 21" se debruça sobre a rotina da jovem Vitória. E a rotina dela, na prática, é a igual a de todo jovem: ela estuda, vai às baladas, sai com as amigas, briga com a irmã, se queixa da mãe, se apaixona. Ela, no entanto, tem medo de perder a pessoa que ama, o namorado Afonso, por causa do preconceito da família dele. É questionadora, destemida e vai lutar por sua autonomia e seus ideais. Quem interpreta a protagonista é Adriele Pelentir (foto), uma jovem com Síndrome de Down, formada em Nutrição pela Faculdade de São Luiz Gonzaga.

>>> Clique AQUI para assistir o trailer!
Cartaz oficial (Divulgação)
Realização de baixo orçamento, produzida de forma cooperativada, o longa-metragem teve Menção Honrosa no Festival de Gramado 2016, venceu como Filme-Destaque no Los Angeles Brazilian Festival e foi premiado como Melhor Filme pelo Voto Popular no Festival Internacional de Cinema de La Mujer.

Os anos que separam o início das filmagens do lançamento do filme, transformaram não somente a vida de Adriele, mas também a do ator Luís Fernando Irgang (foto), que elegeu a inclusão social nas empresas como tema de seu trabalho de TCC. A vida de Alex Duarte, entretanto, mudou no dia em que ele conheceu Adriele e ela lhe fez a pergunta que complementa o título do longa: O que você faria se fosse impedido de amar? "Eu quero saber quais respostas as pessoas podem dar a esta pergunta depois de ver o filme", revela Duarte, que tinha apenas esta ideia quando decidiu fazer o filme há sete anos. Acabou totalmente envolvido na causa da inclusão social e hoje dá palestras sobre o tema pelo país. "Cromossomo 21" deixou de ser apenas um filme e tornou-se um grande projeto. Em 2015, foi lançado o livro duplo: "21, do diagnóstico à independência" e "Cromossomo 21", escritos pelo diretor. Em 2017, a web-série "Geração 21" aportou no Youtube.

Com canções de Clarice Falcão, Lenine e lançamento programado para 30/11/2017 nos cinemas brasileiros, o filme criou um site oficial com diversas informações sobre os bastidores da produção.

Fonte: Cromossomo 21 (via press-release)