"Além dos Trilhos" é um mangá com roteiro e arte de Mika Takahashi (que já entrevistamos AQUI neste vídeo) - em seu primeiro quadrinho solo - e viabilizado recentemente através de financiamento coletivo na plataforma digital Catarse, sendo publicado pela PINGADO-PRÉS (e você pode adquirir clicando AQUI). Além disso, ganhou o Prêmio HQ MIX de "Melhor Novo Talento".
Arte de Mika Takahashi (Divulgação)

A felicidade é um lugar quentinho
A obra de Mika Takahashi é genial. Pronto, falei. Sua história em quadrinhos "Além dos Trilhos" aborda um tema delicado de forma lúdica e compreensível por qualquer pessoa de qualquer faixa etária, cultura, credo ou condição psicológica.

Na trama de "Além dos Trilhos", vamos seguindo os trilhos de um trem, um coelho foge do vazio cotidiano, à procura da peça que lhe falta - e sim, contar mais do que isso estragaria toda sua surpresa.

A forma como conta essa pitoresca história é de uma sensibilidade absurda, mostrando que domina não somente a construção de suas lindas ilustrações como também no campo do roteiro, criando situações que fogem do convencional, buscando mostrar o outro lado de um panorama social. Há quem diga que o tema principal seja o tratamento da depressão, uma doença séria tratada com desdém pela sociedade onde vivemos mas que faz mais vítimas do que se supõe. E eu não duvidaria nada de que essa afirmação esteja perto da verdade.
Página de "Além dos Trilhos"
(Arte de Mika Takahashi / Divulgação)

"Além dos Trilhos" possui um ótimo texto (mesmo que seja uma história sem balões de fala), belíssimas ilustrações, tudo reunido num caprichado volume que fez por merecer o recente Prêmio HQ MIX de "Melhor Novo Talento". Desde a escolha do papel ao design gráfico da edição, tudo é irrepreensível.

Eu já tinha dito mas se ainda não ficou claro, entenda: a obra de Mika Takahashi é genial.




Kal J. Moon espera ver mais trabalhos como "Além dos Trilhos" no cenário brasileiro de histórias em quadrinhos.