O álbum “Morro da Favela” (foto) - história em quadrinhos escrita e desenhada pelo brasileiro André Diniz - acaba de ser publicado na Polônia! A Wydawnictwo Mandioca  ("Editora Mandioca" em português - sim, o mesmo nome daquela raiz que comemos aqui no Brasil) é uma nova editora polonesa com a proposta de publicar quadrinhos latino-americanos traduzidos para o polonês. "Morro da Favela" é o segundo título de seu catálogo.
Capa da edição polonesa de "Morro da Favela" (Divulgação)

"Favela W Kadzre” - o título polonês de "Morro da Favela" - já recebe por lá as primeiras resenhas positivas. Traz, ainda, uma bela novidade em relação às demais edições: um acréscimo de 12 páginas inéditas de quadrinhos, narrando o que mudou na vida de Mauricio e da Favela a partir da época em que a história original termina.
Página da edição polonesa de "Morro da Favela" (Divulgação)
A Polônia é o quinto país a publicar a obra, editada antes em Brasil (2011), França e Inglaterra (2012) e Portugal (2013). Para quem não sabe, “Morro da Favela” conta a história baseada na vida do fotógrafo Maurício Hora, morador do Morro da Providência (RJ). Recebeu dois prêmios do Troféu HQ Mix em 2012. Foi tema também de exposição no festival “Etonnants Voyageurs" (França) em 2014.

Fonte: André Diniz (via press-release)