Nada é uma libanesa que volta ao seu país natal depois de anos vivendo fora. Mas o que pareceu ser um retorno às raízes se transformou em um novo recomeço num país que já não era mais o mesmo que ela deixou. "De Volta" ('Go Home') - filme dirigido por Jihane Chouaib -, relata o retorno dessa jovem mulher a um passado assombrado por uma guerra civil e a busca de si mesma. Nada quer descobrir o que aconteceu com o seu avô, que desapareceu misteriosamente durante a guerra. Distribuído pela Esfera Filmes, o filme estreia em 01/02/2018.

>>> Clique AQUI para assistir o trailer!
Cartaz oficial (Divulgação)
"Eu faço filmes para revelar personagens femininas em busca do absoluto. Mulheres que não se conformam com a realidade. Quando Nada aparece para nós, ela é fechada, teimosa e estranha. Guiada por uma integridade tão forte, que ela recusa todos os compromissos. Ela é uma estranha no seu próprio país. Sua família está dividida, a casa onde passou a infância está devastada, vandalizada, afogada em lixo. No entanto, Nada tenta consertar as coisas. Ela ainda não sabe o que está fazendo, mas está seguindo adiante. Ela briga, ela tenta, e ela se arrisca. Ela é uma sobrevivente, assombrada por uma dor que ela não entende" explica Jihane Chouaib, diretora do filme.

Para o papel da protagonista, foi escolhida a atriz iraniana Golshifteh Farahani (foto) - e não libanesa -, que fez uma leitura própria da personagem e imergiu completamente no mundo dela, aprendendo o dialeto libanês. Segundo a diretora, ela deu vida a Nada. "Golshifteh tem uma presença extraordinária, literalmente. Com sua beleza, seu mistério, a transparência e a pureza da sua atuação. Ela é mágica, e essa mágica é a âncora do filme fora de uma realidade básica. Não estamos somente olhando para Nada, estamos vislumbrando sua alma", elogiou Jihane.



Por fim, a diretora explica que a inspiração para fazer o filme veio de uma imagem que a assombra há mais de 10 anos. "Eu tinha em mente uma cena de uma menina plantada em um jardim cheio de lixo. Eu queria entender o que ela tinha a dizer. No filme, as pilhas de lixo no jardim são como tampas colocadas na memória da guerra. Eu queria confrontar a amnésia coletiva do Líbano, país onde 17 mil pessoas desapareceram durante a guerra civil", desabafa. "'Go home!' ('Volte pra casa!', em português) é uma expressão muito ouvida quando se é imigrante. 'Vá pra casa, volte para onde você vem'. E, um dia, você volta para o seu país natal e escuta de novo 'vá pra casa'. Você não é mais dali porque você mudou, o país mudou. O que é 'casa' hoje? Existe uma nova maneira de definí-la? O que significa `pertencer´ num momento de constante migração? Além do Líbano, onde o filme se passa, `De Volta´ tem várias origens, como eu" - conclui a diretora.

Fonte: Esfera Filmes (via press-release)