"Pico da Neblina", série original da HBO Latin America, terá no elenco 18 atores selecionadas por Fernando Meirelles (foto) a partir de um convite na internet que recebeu mais de 2.600 interessados. Com a ação, o diretor descobriu novos talentos e deu oportunidade para jovens que nasceram na periferia de São Paulo.

A convocação foi realizada por meio do Facebook. Meirelles convidou aspirantes e atores em início de carreira, que deveriam ter entre 20 e 35 anos, a enviar vídeos caseiros, gravados no próprio celular. Os novatos passaram por uma oficina para preparação dos personagens. Entre os escolhidos, Henrique Santana - nascido e criado na Zona Leste da capital - viverá Salim, amigo de infância do protagonista, Biriba. Seis outros escolhidos ocupam papéis secundários e onze participam do elenco de apoio.

Essa não é a primeira vez que Fernando Meirelles faz essa aposta - o diretor já trabalhou com membros da comunidade em “Cidade de Deus”, indicado a quatro categorias do Oscar®.

"Pico da Neblina" terá dez episódios com uma hora de duração cada e se passa em uma São Paulo ficcional onde a maconha foi recentemente legalizada. A trama gira em torno do jovem traficante paulistano Biriba (Luis Navarro, foto), que decide deixar para trás a vida do crime e usar seus conhecimentos para vender o produto dentro da lei e junto com um sócio investidor pouco experiente, Vini (Daniel Furlan, foto). Para andar dentro da lei, Biriba terá que lidar com o peso e as pressões do seu passado e as inúmeras armadilhas do mundo dos negócios.

Com direção geral de Fernando Meirelles e Quico Meirelles, direção de Rodrigo Pesavento e Luis Carone, roteiro de Chico Mattoso, Mariana Trench, Cauê Laratta e Marcelo Starobinas, a série é produzida por Luis F. Peraza, Roberto Rios e Eduardo Zaca - da HBO Latin America Originals -, Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck - da O2 Filmes.

Fonte: HBO (via press-release)