A Turma do Pererê,

ZIRALDO | Gibi da Turma do Pererê vira tema de documentário

18:14 Kal J. Moon 0 Comments

O documentário "A Turma do Pererê.doc" dirigido por Ricardo Favilla sobre a criação do Pererê, um dos mais importantes do cartunista Ziraldo (foto), estreia nos cinemas brasileiro em 03/10/2019. O longa reúne depoimentos de companheiros como o cartunista Jaguar, Laerte e contemporâneos de início de carreira como Maurício de Sousa (foto) que ressalta a influência da obra para sua própria trajetória profissional, além de estudiosos, colaboradores, fãs e depoimentos do pai do Menino Maluquinho.

>>> CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O TRAILER!


Considerado um clássico dos quadrinhos, Pererê foi tema do primeiro gibi brasileiro em cores e de um único autor e, mesmo tendo sido criado na década de 1960, continua atual. Suas histórias valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

Impacto cultural
A gênese e a evolução da Turma do Pererê se misturam à trajetória de Ziraldo, como designer, artista plástico, escritor, jornalista, cartunista, apresentador e também sua influência nas letras e artes visuais brasileiras e seu engajamento nas causas sociais. No campo das artes gráficas, o aparecimento da revista "Pererê" foi um marco fundamental no mercado nacional das histórias em quadrinhos, com impacto equivalente ao da Bossa Nova e do Cinema Novo.

Foi a primeira publicação mensal de conteúdo nacional, feita por um só autor, totalmente colorida, lançada pelo principal conglomerado de mídia da época (Diários Associados), o mesmo que distribuía algumas dos quadrinhos estrangeiros mais vendidos no Brasil (como Turma da Luluzinha, Gasparzinho e Brasinha).

"A Turma do Pererê.doc" é produzido por Tarcisio Vidigal, PH de Souza e Ricardo Favilla com patrocínio das Lojas Americanas e Americanas.com. A distribuição é da O2 Play no programa O2 Play Docs, que lançará todos os meses um filme brasileiro em 20 cinemas de 19 cidades brasileiras com sessões em horário nobre.

Fonte: O2 Play (via press-release)

0 comentários: