Inspirado em fatos, com argumento e roteiro do Centro Histórico da Comunidade Judaica do Porto, "Sefarad" conta a história dos judeus em Portugal, da idade média à inquisição, até a era moderna. A chegada em massa de judeus expulsos de Castela (Espanha) transformou, no século XV, a cidade do Porto numa pequena Judeia. Logo, porém, Dom Manuel - rei de Portugal - , proibiu oficialmente o judaísmo no país e a comunidade desapareceu. Após a primeira guerra mundial, judeus do Leste e do Centro da Europa chegaram à cidade formando uma pequena comunidade judaica, com o apoio do militar português Capitão Barros Basto, convertido ao judaísmo. Este, então, procura resgatar todos os judeus que se tornaram cristãos-novos (ou "marranos"), para fugir da intolerância religiosa. O projeto de Barros Basto não teve o sucesso esperado pela comunidade, mas ao longo dos anos ele consegue uma nova lei permitindo oficialmente o regresso dos judeus a Portugal.
Cartaz oficial (Divulgação)
"Sefarad" relata também a história do capitão Arthur Carlos de Barros Basto (1887-1961), chamado de "Dreyfus português", que tentou ajudar outros judeus e foi acusado de insulto e injúria. Ele acabou sendo expulso do exército depois que um tribunal o condenou por conduta imprópria a um oficial.

Dirigido por Luís Ismael, o filme conta com nomes como Francisco Santos, Pedro Galiza, Ana Vargas, Moshe Cohen, Rui Spranger, Gabriela Relvas e Jorge Fernandes, com estreia em 07/11/2019 no cinemas brasileiros.

Fonte: Lira Filmes (via press-release)