O filme "Disforia" - primeiro longa do diretor gaúcho Lucas Cassales - estreia em 12/03/2020 nos cinemas brasileiros. Cassales foi o grande premiado no Festival de Gramado em 2015 com seu curta-metragem "O Corpo", nas categorias de melhor fotografia, roteiro, direção e melhor curta.

>>> Clique AQUI para assistir o trailer
Foto oficial (Divulgação)
Na trama, após sofrer uma experiência traumática, Dário (Rafael Sieg, de "As Ineses"), um psicólogo infantil, volta a atender crianças e sua primeira paciente é Sofia (Isabella Lima), uma menina que provoca sensações perturbadoras nas pessoas ao seu redor.   Ao longo do tratamento, Dário acaba despertando lembranças que estavam guardadas no passado, trazendo à tona traumas e sensações de agonia e aflição, além de questões como a paternidade, o sofrimento e a dor. Atormentado, ele precisa encarar o passado e o mistério envolvendo a família de Sofia.

"Diferente dos filmes do gênero tradicionais, em 'Disforia' há um suspense que quase nunca é concluído, criando uma atmosfera de mal-estar permanente, que só ganha respiro ao final", observa o diretor.

Trata-se de um thriller de horror psicológico, gênero que está cada vez mais em evidência no cinema feito no Brasil. O filme, que aborda alguns temas como estresse pós-traumático, transtornos psicológicos, depressão pós-parto, solidão e insanidade, transgride os limites entre o real e o imaginário.


Curiosidade: "disforia" significa um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador. A condição pode durar meses ou anos, com gatilhos que podem trazer de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas.

Com a produção da Sofá Verde Filmes, coprodução da Epifania Filmes e distribuição da Lança Filmes, a produção irá promover ainda exibições especiais em determinadas praças. Após as sessões acontecerão debate com convidados especialistas na área de saúde mental e profissionais de diversas áreas envolvidas com o tema.

Fonte: Lança Filmes (via press-release)