O ator Sir Sean Connery (foto) - conhecido por seus papéis em filmes aclamados da cultura pop como "O Nome da Rosa", "Highlander", "Indiana Jones e a Última Cruzada", no filme remake de "Os Intocáveis" (onde ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1988) e, claro, por ser o primeiro James Bond do cinema numa franquia de alguns filmes (e para muitos, o melhor de todos) -  faleceu na madrugada de 31/10/2020 durante o sono em sua casa nas Bahamas. Ele tinha 90 anos de idade.



Nascido Thomas Sean Connery em Edimburgo (Escócia) em 25/08/1930, era filho de um motorista de caminhão e uma empregada doméstica. Trabalhou como entregador de leite, operário, motorista de caminhão, serviu a Marinha e iniciou carreira como jogador de futebol mas desistiu após uma proposta de ingressar no time Manchester United, resolvendo investir na carreira de ator.

Após pequenos papeis em filmes de modesto orçamento para o cinema e a TV - além de participar de seriados -, a grande chance veio mesmo com o convite para interpretar James Bond no filme "007 contra o Satânico Dr. No" em 1962. Repetiu o papel em mais seis filmes da franquia - incluindo o ~"não-oficial" "007 - Nunca Mais Outra Vez" em 1983 (que seria sua despedida ao personagem).

Em 2000, recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Cavaleiro da Ordem Britânica, o que lhe confere ser chamado de Sir Sean Connery desde então...

Dentro da cultura pop, chegou a interpretar Allan Quatermain no filme "A Liga Extraordinária" em 2003, baseado nos personagens dos quadrinhos criados por Alan Moore e Kevin O'Neill - curiosamente, ele aceitou o papel logo após recusar a participar de "Matrix Reloaded" como o Arquiteto por "não entender nada do que estava no script"... 

E voltou a James Bond ao dublar o personagem no game "From Russia With Love" (baseado no filme "Moscou contra 007", de 1963).

Seu último papel foi na dublagem da animação "Sir Billi", em 2012, onde fazia a voz do protagonista. Descanse em paz.

Fonte: BBC Brasil (via site oficial)