Entre os dias 17 e 21/12/2020, o Festival Curta Brasília escreve mais um capítulo na história do cinema brasileiro, no qual busca valorizar e chamar ainda mais a atenção do público para as produções de curtas-metragens nacionais. Realizado anualmente pela Sétima Produções, o festival premia os melhores curtas produzidos entre 2019 e 2020 e, para a sua nona edição, o evento será realizado em formato totalmente online no site oficial e pela plataforma Looke , em parceria com o Fórum dos Festivais.


Em 2020, as inscrições de curtas-metragens para as mostras bateram recorde mais uma vez. Na mostra nacional foram 1.114 curtas inscritos de todas as regiões do Brasil, sendo cuidadosamente analisados pela comissão de curadoria composta por Daiane Rosário, Dandara Ferreira, João Paulo Procópio e Tetê Mattos, sob coordenação de Arthur B. Senra. Após intenso trabalho de avaliação, 15 curtas foram selecionados. Já na mostra Provocações foram quatro.


O festival também contará com duas novidades: a primeira é que a Mostra Tesourinha, dedicada à exibição de produções locais, se tornou um selo dentro da Mostra Nacional, ou seja, os curtas do DF vão concorrer tanto a prêmios da competitiva nacional como a prêmios específicos para a produção local. A segunda será uma Mostra internacional CVR com filmes em 360, numa plataforma exclusiva de realidade virtual. O Curta VR, conta com patrocínio da Embaixada dos Países Baixos, Embaixada da França, parceria com Instituto Cultural da Dinamarca e apoio da Embaixada da Espanha.


"A proposta da programação internacional é trazer a temática Políticas da Natureza e Deslocamentos - mudanças climáticas e diásporas humanas, num giro pelo mundo com 13 produções na versão 360 do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Dinamarca, França e Holanda, além de países como Egito, Noruega e Reino Unido em coproduções", explica Ana Arruda, diretora do Curta Brasília.


Os 19 curtas selecionados, vão concorrer ao todo a cinco premiações, sendo quatro delas na Mostra Nacional/Tesourinha: Melhor filme eleito por júri popular; Melhor filme do DF eleito por júri popular; Prêmio Cine França Brasil — oferecido pela Embaixada da França (ganha uma viagem para o país e exibição do filme por lá); Prêmio Brazucah (R$ 1.000,00 para filme eleito pela comissão da produtora Brazucah). Uma da Mostra Provocações: Prêmio Provocações — oferecido pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos (R$ 1.000,00 para filme eleito por comissão da fundação). E uma das duas mostras: Troféu Cinememória (melhor documentário selecionado pelo cineasta Vladimir Carvalho e Fundação Cinememória). Além disso, também será premiado o melhor cartaz, escolhido pelo público por votação online no perfil do Festival Curta Brasilia no Facebook.


Festival Curta Brasilia é uma realização da Sétima Cinema, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF; patrocínio da Embaixada dos Países Baixos e da Embaixada da França; parceria do Instituto Cultural da Dinamarca; e apoio da Embaixada da Espanha e Fundo Brasil de Direitos Humanos.


Fonte: Festival Curta Brasília (via press-release)