O escritor John Le Carré (foto) faleceu em 12/12/2020 aos 89 anos em Cornwall (península da Inglaterra, Reino Unido). O renomado autor especializado em livros de espionagem teve pneumonia - embora não relacionada à Covid-19, segundo seus familiares, que fizeram um anúncio através da editora oficial de sua obra.



Nascido David Cornwell, começou sua carreira literária em 1961 com "O morto ao telefone" mas o sucesso veio mesmo em 1963 com o lançamento de "O Espião que Veio do Frio" - que acabou se transformando em filme e série anos depois. Carré usou muito de sua experiência pregressa como agente secreto para incrementar a trama de suas histórias (ele foi professor na tradicional e rigorosa escola de Eton e acabou ingressando no Serviço de Relações Exteriores britânico, onde fazia o recrutamento e comandava os agentes do MI5 - o serviço secreto inglês - durante a Guerra Fria em Londres.

Em 2001, lançou "O Jardineiro Fiel" que ganhou adaptação cinematográfica pelas mãos do cineasta brasileiro Fernando Meirelles e concorreu a três Oscars, ganhando apenas o prêmio de Melhor Atriz para Rachel Weisz.

Vinte e cinco livros em mais de seis décadas escrevendo - incluindo "O Túnel de Pombos", um livro de memórias -, um impressionante marco de mais de 60 milhões de cópias em todo o mundo, deixou "Agent Running in the Field" (ainda inédito no Brasil) como última obra, publicado em outubro de 2019. 


Deixa Jane, sua esposa, além de quatro filhos. Descanse em paz.

Fonte: G1 (via site oficial)