A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias anunciam os finalistas da quinta edição do Prêmio Kindle de Literatura: "COISA-RUIM", por Dani Mussi; "Embaixo das Unhas", por Vitor Camargo de Melo; "Infância no Além", por Fernando A. Almeida Soares; "Noturno em Punta Del Diablo", por Tailor Diniz; e "O Pássaro Secreto", por Marília Arnaud.


Os finalistas foram escolhidos dentre as mais de 2.400 obras inéditas inscritas na quinta edição do Prêmio Kindle de Literatura, um crescimento de mais de 30% em relação ao número de inscritos do ano passado. Critérios como criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial serão alguns dos pontos considerados pelo júri especial, composto por Adriana Carranca, jornalista e escritora premiada, finalista do Prêmio Jabuti e vencedora do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil pela obra "Malala, a menina que queria ir para a escola"; João Anzanello Carrascoza, contista e romancista, vencedor dos prêmios Jabuti e APCA; e Vanessa Ferrari, escritora, editora, mestre em crítica textual pela USP e professora dos cursos de formação de escritores do Instituto Vera Cruz.


O vencedor, que será anunciado em fevereiro, receberá R$ 40 mil, metade em um prêmio em dinheiro pela Amazon e outros R$ 20 mil como adiantamento por um contrato de publicação para a versão impressa pelo Grupo Editorial Record. O livro vencedor receberá ainda uma edição especial pela TAG Experiências Literárias distribuída para seus assinantes da modalidade TAG Curadoria. Uma novidade este ano é que todos os livros dos finalistas receberão versão em audiobook, que estará disponível no Audible para milhões de membros em mais de 180 países em todo o mundo, e receberão um destaque nas comunicações da Amazon para os seus clientes.


O Prêmio Kindle de Literatura já premiou os escritores Gisele Mirabai, Mauro Maciel, Eliana Cardoso e Barbara Nonato. Todas as obras inéditas foram publicadas de forma independente através do Kindle Direct Publishing, ferramenta de auto-publicação da Amazon, e as vencedoras ganharam edições impressas pela editora parceira.


Para serem elegíveis aos prêmios, os romances precisavam ser inéditos, escritos em português, e exclusivos para o Kindle, sendo inscritos no programa KDP Select. Para mais informações sobre os títulos inscritos na quinta edição do prêmio, acesse o site oficial.


O KDP é uma forma rápida, gratuita e simples de escritores e editoras publicarem seus livros por conta própria e disponibilizá-los para leitores ao redor do mundo. Com o KDP, os autores têm total controle do processo, do design da capa até a definição do preço, podendo receber até 70% do valor da venda em royalties. Todos os romances participantes do Prêmio Kindle de Literatura estão disponíveis na Loja Kindle e incluídos no Kindle Unlimited. Os eBooks Kindle podem ser adquiridos e lidos com o aplicativo gratuito Kindle para computadores, tablets e smartphones Android ou iOS, além de e-readers Kindle.


Fonte: Amazon (via press-release)