A safra de filmes de terror de 2021 no cinema começa com "A Viúva das Sombras", um filme russo com um bando de desconhecidos sobre uma lenda que ataca transeuntes numa floresta e... EI! Onde foi que já ouvimos isso antes mesmo, hein...?


Pesadelo multitela
Uma equipe com várias pessoas. Numa floresta. Encontram sinais e objetos estranhos, ligados a um tipo de ritual. Contam histórias de bruxas nuas ao luar dentro da mata densa. Sons infantis. Mulheres vestindo toca na cabeça. Alguém vira o rosto para a parede.

Ainda que a equipe de marketing insista em divulgar que "A Viúva das Sombras" é baseada em (supostos) eventos reais, está mais do que óbvio que trata-se de (mais uma) versão genérica do fenômeno midiático "A Bruxa de Blair", que não só inventou a viralização de um filme na internet (levando milhões de pessoas ao cinema) como gerou um novo movimento na indústria cinematográfica ao redescobrir o formato "mockumentary" (o tal ~"falso documentário").



"A Viúva das Sombras" meio que mescla as formas narrativas - usa-se diversos tipos de captações de imagens para trazer mais ~"realismo" a algumas cenas, mesmo que bem menos do que o recente reboot / remake / reimaginação "Bruxa de Blair"  - para gerar algo mais cinematográfico mas a ~"inspiração" (para não dizer "cópia") é bem clara, Arnaldo.


Na trama, um grupo de voluntários e uma repórter entra numa floresta para resgatar um adolescente desaparecido. Nesse mesmo lugar, diversas pessoas sumiram nas últimas três décadas. Apenas alguns corpos foram encontrados - todos nus. A comunicação com a base fora da mata é interrompida misteriosamente. Sem sucesso na busca pelo jovem, eventos inexplicáveis acontecem e a equipe começa acreditar na lenda local que diz existir espíritos sombrios que atacam as pessoas.


Muda-se as profissões dos personagens (mas mantém-se a antiquada prática de que alguns personagens tenham o nome de seus intérpretes para que reajam mais espontaneamente - spoiler: não funcionou), a localização geográfica... Filma-se a maioria das cenas à noite, com pouquíssimos efeitos especiais / visuais e... voilà! Temos um ~"monstro" cinematográfico novinho em folha - que nem aparece direito durante a exibição (com exceção de umas duas rápidas cenas) - e um provável candidato à nova franquia de terror da vez. Não é de se espantar que "A Viúva das Sombras" venha com a chancela "dos mesmos criadores de 'A Sereia' e 'A Noiva'", obras com premissa parecida, incrivelmente feitos com pouquíssimo orçamento, odiados pela crítica especializada mas que tem um curioso bom desempenho nas bilheterias. 


"A Viúva das Sombras" peca por sua obviedade narrativa (num roteiro escrito a OITO mãos, é de se estranhar que ninguém teve uma ideia original) - quem já assistiu a qualquer filme do gênero, pode recitar o que vai ocorrer a cada minuto de exibição (sem exagero) -, péssimo elenco (parece pré-requisito nas películas atuais), direção de fotografia cheia de cortes bruscos para emular urgência mas que só irrita o espectador em diversos momentos (em muitas cenas, nem dá para entender o que está realmente acontecendo - de uma forma beeeeeeeeem ruim) e esforça-se ao máximo para que haja um gancho no final e se estabeleça as bases para que este novo gênero - "terror-que-não-assusta-mas-dá-muito-dinheiro" - perdure por mais alguns anos.


Para não dizer que nem tudo está perdido, fizeram um ÓTIMO trabalho com um cachorro husky siberiano (foto), que - mais uma vez, sem exageros - é o MELHOR ator em cena. Só assistindo para entender. "Mas, tio Kal, vale o caro ingresso no cinema?" Talvez, depende do gosto do espectador para este tipo de filme. Mas a experiência de uma topada certeira do dedo mindinho na quina da mesa é bem mais assustadora...


Kal J. Moon assiste filme de terror durante o dia para que os vizinhos não se assustem... com seus gritos.