Entre os dias 23 e 25/03/2021, acontece a Semana Podsim, evento online e gratuito com palestras sobre produção e conteúdo a respeito da mídia falada que tem caído nas graças dos usuários de internet. A realização é da Podsim - única produtora de podcasts do Brasil formada exclusivamente por mulheres - com patrocínio da empresa de telefonia Oi e apoio do Oi Futuro. Entre os destaques da programação, estão oficinas de áudio criativo e de consciência vocal, debate sobre mídias periféricas e universo do podcast no Brasil, além de shows de artistas independentes. A Semana Podsim será transmitida pelo canal oficial do YouTube da Podsim . 



Confira abaixo a programação oficial do evento:

23/03/2021

  • 14h - Oficina de Bateria Para Garotas, com Julie Sousa
  • 15h30 - Debate sobre o Corpo Feminino e Saúde da Mulher, com Victoria Castro (Diga Vulva) e Myrella Pontes (Ella Vulva) mediado por Ana Gabriela Nascimento (Ventre Nós)
  • 17h - Show Meninas do BrasilLuiza Sales recebe Ilessi e Marina Iris

24/03/2021

  • 14h - Oficina de Áudio Criativo com Irla Franco
  • 15h30 - Debate sobre Mídias Periféricas com Ana Claudino, criadora do canal Sapatão Amiga (YouTube), com Renata Aratykyra (Originárias) e Julie Sousa (Bora Marcar)
  • 17h - Show OrigináriasRenata Aratykyra recebe Daua Puri


25/03/2021

  • 14h - Oficina de Consciência Vocal com Carolina Faria
  • 15h30 - Debate sobre o Mercado do Podcast no Brasil, com Kellen Moraes ( Diretora de Estratégia e Inovação da Rádio Novelo), Fábio Silveira (Gerente de Podcasts em Serviços e Produtos Digitais da Globo) mediado por Val Becker (Rádio Graviola)
  • 17h - Show Soul+ - RAIZZA recebe Anderson Primo e Helô Tenório


Nascida no Rio de Janeiro em 2019, a Podsim dá suporte às podcasters e também atua como rede de divulgação e curadoria de oportunidades. No portfólio, a produtora tem oito podcasts autorais dos mais diversos temas como saúde da mulher e entretenimento, incluindo a produção do Podcast de Respeito, um projeto da Uber para conscientizar motoristas e usuários sobre temas como racismo, machismo e LGBTfobia.


Segundo pesquisa mais recente da ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) de 2018, de 1.300 podcasts feitos no Brasil apenas 11% declaram ter mulheres na equipe. Ainda de acordo com outro levantamento da ABPod, de 2019, que avaliou apenas o recorte da audiência, o panorama passa a ser mais promissor: enquanto em 2018, 16% delas formavam o público ouvinte, em 2019 passaram para 27%. Mas elas são novatas no universo dos ouvintes e isso é apontado na declaração da pesquisa de que mulheres passaram a consumir a mídia nos últimos dois anos enquanto homens declaram já ter o hábito nos últimos cinco. 


Fonte: Podsim (via press-release)