O Curtaflix – Festival de Curtas Online acontece de 08 a 17/04/2021 de forma gratuita e disponível para todo o Brasil. Ao todo, foram selecionados 293 títulos, exibidos em 63 sessões de gêneros variados. Todo esse conteúdo pode ser visto no site oficial do evento .

Com uma proposta diferenciada e pioneira, o festival convidou um time de 21 curadores para selecionar curtas nacionais, com a temática livre, e compor 3 sessões de até 90 minutos cada, que estão agrupados em temas como animação, comédias, infantil, cinema fantástico e de terror, curtas sobre cinema, ambiental, orgulho negro, futebol e surf, olhares regionais, acessibilidade, invisibilidade e questões sociais,  música, mulheres porretas e muito mais.


O resultado é uma seleção de filmes criada com o olhar de cada curador, com um conceito e ideia apresentada por eles em vídeo após as sessões. Todos os títulos exibidos no festival foram autorizados pelos seus realizadores. Alguns curtas ficam disponíveis somente no período do festival e a grande maioria permanece acessível durante todo o ano de 2021.


O público poderá encontrar na programação curtas de diretores prestigiados e premiados como Kleber Mendonça Filho - diretor de "Bacurau" e "O Som Ao Redor",  que está no festival com os curtas "Vinil Verde", "Recife Frio" e "A Copa do Mundo no Recife" -, Leon Hirszman - um dos mais importantes cineastas nacionais com os curtas "Nelson Cavaquinho" e "Ecologia" -, Karen Akerman - cineasta e montadora premiada, com a codireção dos curtas "Acossada" e "Outubro Não Acabou" -, Humberto Mauro - um dos pioneiros do cinema brasileiro, com o curta "A Velha a Fiar" -, Eliza Capai - documentarista premiada, com o curta "No Devagar Depressa dos Tempos" -, Kiko Goifman - premiado diretor de longas, entre eles 'Bixa Travesty", com o curta "Território Vermelho" -, Gabriel Mascaro - cineasta pernambucano já consagrado pelo longa "Boi Neon", está no evento com "A Onda Traz, O Vento Leva" -, Grace Passô - atriz e diretora, com o curta "República" -, dentre outros.


O Curtaflix é idealizado pela Trapézio Produções Culturais e viabilizado através do Edital ProAC Expresso / Lei Aldir Blanc, de auxílio emergencial à cultura, com realização do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.


Fonte: Trapézio Produções Culturais (via press-release)