Em sua sexta edição, o Festival POE de Cinema Fantástico se adapta às estruturas online com uma nova maneira de exibição de seus filmes e uma nova categoria para trazer maior diversidade ao evento. Entre os dias 21 e 30/04/2021, serão exibidos 68 filmes na programação, entre produções nacionais e internacionais e mostra nacional competitiva. Uma das grandes novidades dessa edição é a parceria com a Darkflix, maior plataforma paga de streaming de cinema fantástico da América Latina.

A nova maneira de exibição dos filmes é para além de uma necessidade na realidade atual, é também uma oportunidade de aumentar o alcance e as possibilidades do festival, que pretende incluir o formato em suas próximas edições, quem sabe seguindo em realizações híbridas, unindo virtual e presencial. A parceria com a Darkflix potencializa ainda mais o objetivo do Festival POE de Cinema Fantástico de fortalecer o cenário audiovisual, abrir novos espaços de exibição para fazedores do cinema fantástico, trazer entretenimento de qualidade e exibir filmes que muitas vezes estão fora do circuito comercial. 


A programação de 2021 conta também com oficinas, bate-papos e apresentações online e gratuitas, e novidades nas categorias de exibição: a 'Queen Fantástico' - filmes com protagonismo e direção de drag queens - e a 'Anima Sanja', uma mostra nacional com animações do gênero terror. A intenção é trazer maior diversidade para o festival e aproveitar as plataformas online para compartilhar posicionamentos e maneiras de fazer cinema fantásticos diferentes à cena. 


Além da exibição de três filmes, a categoria 'Queen Fantástico' contará com um programa especial de estreia para aprofundar o debate e estimular a visibilidade queen em papéis de protagonismo e direção no cinema fantástico. Com apresentação das drag queens Alexia Twister - apresentadora de 'Nasce uma Rainha' (Netflix) - e Morgana Loren, que está no elenco de um dos filmes exibidos no festival. O programa terá debates, entrevistas e uma sequência de shows temáticos ao vivo, incluindo uma performance de Ikaro Kadoshi, do programa 'Drag me as a Queen' (Canal E!).


A abertura do festival será uma live com Liz Vamp - filha do saudoso cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão - que abre o festival com uma voz e uma representatividade importante. Em 2021, foram selecionados 68 filmes sendo 50% diretores homens e 50% diretoras mulheres na mostra competitiva. 


A sexta edição do Festival POE de Cinema Fantástico é contemplada pelo edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e PROAC.


Fonte: Festival POE de Cinema Fantástico (via press-release)