Você já deve saber disso, afinal, está em um site que cultua a cultura nerd o ano inteiro, mas não custa relembrar que hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia da Toalha

O Dia da Toalha comemora a vida e a obra de Douglas Adams, o escritor de uma das séries de livros obrigatórias para todo mundo que é nerd: O Guia do Mochileiro das Galáxias, a famosa "trilogia de cinco livros".

Adams foi um escritor britânico famoso por sua série de livros das aventuras de Arthur Dent e também por ter escrito vários esquetes para o programa humorístico Monty Python's Flying Circus.  Ele também escreveu outros dois livros, Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently e A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma, assim como O Salmão da Dúvida, uma coletânea de escrito de Adams que serve como uma autobiografia. Todos disponíveis no Brasil pela Editora Arqueiro.

O Dia da Toalha foi instituído pelos fãs do autor duas semanas depois de sua morte, em 11 de maio de 2001, e neste dia os fãs saem às ruas levando uma toalha, seja no ombro, pendurada nas mochilas ou de outra forma criativa. O importante é levar uma toalha, seja lá pra onde você estiver indo, caso queira ser reconhecido como um dos fãs do autor.

Além disso, 25 de maio é também conhecido, desde 2006, como "O Dia do Orgulho Nerd", mas uma comemoração não tem nada a ver com a outra. Originado na Espanha (Día del orgullo friki), pelo blogger Germán Martínez, o Dia do Orgulho Nerd começou como um movimento na internet e se espalhou pelo mundo. 

A data escolhida foi o dia 25 de maio porque alguns fatos, relevantes para os nerds, aconteceram neste dia, como a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 1977, o próprio Dia da Toalha e o Glorioso 25 de Maio, da série Discworld, uma homenagem ao criador Terry Pratchett.

O Dia do Orgulho Nerd ganhou inclusive um manifesto, informal, mas muito divertido. Originalmente conhecido como "Decálogo de derechos y deberes del friki" em espanhol, segue uma tradução livre do manifesto para você rir e seguir (se quiser):


MANIFESTO DO ORGULHO NERD


DIREITOS

1. O direito de ser nerd/geek;

2. O direito de não sair de casa;

3. O direito de não gostar de futebol ou qualquer outro esporte;

4. O direito de se associar à outros nerds;

5. O direito de ter poucos amigos (ou nenhum);

6. O direito de ter quantos amigos geeks quiser;

7. O direito de ser "fora-da-moda";

8. O direito de estar acima do peso ou de ser míope;

9. O direito de demonstrar sua nerdice;

10. O direito de tentar ser mais geek que a Morgana Summers, e o direito de falhar (Topher Stumph quase chegou lá, mas ele também falhou);

11. O direito de ter Randall Munroe, Shane Carruth e Bo Burnam como crushs, ao invés de dizer... James Franco. (Ver a Lei 10);

12. O direito de levar sempre um dicionário ao invés de um iPhone. (Ver a Lei 10);

13. O direito de fazer auto-propaganda descarada através da página do Dia do Orgulho Geek da Wikipedia (Ver a Lei 10);

14. O direito de usar os seguintes sobrenomes falsos: Finkleton, Waldman, Stratzer e Krukemeyer;

15. O direito de citar Firefly, xkcd, ou ambos, sempre que possível;

16. O direito de dominar o mundo.


RESPONSABILIDADES


1. Ser nerd/geek, não importa de quê;

2. Tentar ser mais nerd que todos à sua volta;

3. Se estiver ocorrendo uma discussão sobre algo geek, você deve dar sua opinião;

4. Deves salvar e proteger todo material geek;

5. Fazer tudo que puder para mostrar suas coisas geek, criando um "museu da nerdice" em casa;

6. Não ser um nerd genérico. Você deve se especializar em algo;

7. Estar presente em toda noite de estreia de filmes nerds e comprar todo livro nerd antes de todos;

8. Espere na fila em todas as noites de estreia. Se puder vá de cosplay ou com uma camisa relacionada ao filme;

9. Não perca seu tempo com nada que não esteja relacionado com o Universo Geek;

10. Amigue-se com qualquer pessoa ou grupo de pessoas que tenham similaridades físicas com personagens de quadrinhos ou filmes de ficção-científica;

11. Tente dominar o mundo!


O presente manifesto foi encontrado no site: Tech Republic. O direito 10 cita uma tal de Morgana Summer e um tal de Topher Stumph, mas não encontrei nenhuma referência sobre quem seriam. Além disso, acho que faltou uma responsabilidade entre as Leis do Orgulho Geek: Não dar spoilers. Creio que possa vir a ser atualizado, kkkk.

Deste modo, seja por ser fã de Douglas Adams, Terry Pratchett ou Star Wars, comemore o Dia da Toalha/Orgulho Nerd.