O terceiro episódio da série "A Importância do Quadrinho Nacional" - que estreou em janeiro de 2021 - , produzida pela plataforma paga de quadrinhos digitais Social Comics, já está disponível no canal oficial do YouTube.

>>> Clique AQUI para assistir!


O episódio chama-se "Preto Nanquim" e tem como foco a vivência dos negros na nona arte. O roteiro e a direção são de Alexandre Aleixo, enquanto a apresentação fica por conta de Jhonatan Marques. Mais de quinze pessoas – entre quadrinistas, pesquisadores, jornalistas e produtores de conteúdo – deram depoimentos das próprias casas, em conformidade com os protocolos de segurança e saúde exigidos durante a pandemia. Andreza Delgado, Rafael Calça, Ana Cardoso, Alex Mir, Mandy Barros, Load, Kione Ayo, PJ Kaiowá, Ana Paloma Silva e Thiago Carneiro (AfroNerd) foram alguns dos nomes que participaram.


Já no primeiro ato, o episódio apresenta um panorama histórico sobre a arte nacional e também sobre como os personagens negros foram retratados ao longo do tempo dentro dos quadrinhos. Práticas de embranquecimento - como aconteceu com Machado de Assis, por exemplo - e de "blackface" também são mencionadas. A segunda parte aborda o resgate da visibilidade afro-brasileira e a importância do protagonismo negro dentro das narrativas. A última foca em questões de vivência dos entrevistados, como situações que enfrentaram e a relação deles entre o sonho e a realidade.


Títulos como "Wardogs Chronicles", "Quando você foi embora", "Valkíria - Olhos de Cristal", "Segundo Tempo" e "Folklóricas", todos de artistas afrodescendentes, podem sem lidos digitalmente na Social Comics. "Miss Davis", quadrinho que trata sobre a história da ativista Angela Davis, também está presente no catálogo da plataforma.


Fonte: Social Comics (via press-release)