Ícone da cultura brasileira, com trajetória marcante tanto no cinema como no teatro e na televisão, a atriz Ítala Nandi (foto) estrela o solo performático "Paixão Viva", com o qual dá início às comemorações dos seus 80 anos de idade. Escrito pela própria atriz junto com o cineasta Evaldo Mocarzel - também diretor do projeto -, o monólogo faz parte do projeto #EmCasaComSesc e será transmitido em 27/06/2021, às 19h, no canal do Youtube oficial do Sesc São Paulo.

Crédito de foto: Felipe O'Neill (Divulgação)


"Paixão Viva" também pode ser chamada de documentário cênico nesses tempos de comunicação remota. A atriz revisita personagens, criando diálogos imaginários com pessoas que influenciaram profundamente a sua vida e arte, sem fronteiras definidas. Nesta narrativa, Ítala transita entre passado, presente e futuro. Em seu corpo cenas são projetadas e também, em primeiro plano, um diálogo com a câmera e o espectador.


O projeto - de duração de apenas 60 minutos e inteiramente gratuito - lança luz à trajetória da atriz e escritora. Uma das cofundadoras do Teatro Oficina - ao lado de Zé Celso Martinez Corrêa e Renato Borghi -, Ítala foi musa do cinema nacional por duas décadas, protagonista do primeiro nu de uma mulher no teatro brasileiro e intérprete de memoráveis personagens no palco e na TV.


Fonte: Sesc São Paulo (via press-release)