Lançado mundialmente no Festival de Berlim em 2020 - onde conquistou o prêmio de melhor filme da mostra Generation 14plus - o longa-metragem "Meu Nome É Bagdá" (dirigido por Caru Alves de Souzatem pré-estreia na programação da Première Brasil Especial, promovida pelo Festival do Rio entre 05 e 15/08/2021. A sessão exclusiva para convidados acontece em 10/08/2021 a partir de 21h00, no Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria 88 - Botafogo/RJ).

Na trama, Bagdá é uma garota de 17 anos que vive na Freguesia do Ó, bairro da periferia da cidade de São Paulo, anda de skate com um grupo de meninos e passa boa parte do tempo com sua família e as amigas de sua mãe. Juntas, elas formam um grupo de mulheres pouco convencionais. Quando Bagdá finalmente encontra um grupo de meninas skatistas, sua vida muda. Em seu cotidiano, ela encontra apoio familiar e empoderamento feminino, mas também assédio sexual, preconceito a seus amigos homossexuais e machismo.


A personagem título é interpretada pela skatista Grace Orsato (foto, à esquerda), que vive seu primeiro papel no cinema. No elenco estão ainda nomes como Gilda Nomacce, a cantora e atriz Karina Buhr e a drag queen Paulette Pìnk. Além do elenco principal, "Meu Nome é Bagdá" tem também assinaturas de profissionais femininas no roteiro, direção, produção, fotografia e direção de arte.


Produzido por Rafaella Costa (da Manjericão Filmes), "Meu Nome é Bagdá" já foi selecionado para mais de 60 festivais internacionais, realizados na Europa, América do Norte, América Latina, ÁsiaÁfrica. A obra acumula 14 premiações em eventos no exterior, entre elas a de melhor filme e melhor direção no Nordic International Film Festival, de Nova York; melhor filme pelo júri jovem do Gender Bender Festival, de Bolonha (Itália); melhor filme latino-americano no Festival de Cine Latinoamericano de La Plata (Argentina); prêmio do público no Cormorán Film Fest (Corunha, Espanha); e de melhor atriz - para Grace Orsato - e menção honrosa para o elenco feminino no Festival de Cine de Lima PucP (Peru)


"Meu Nome é Bagdá" tem distribuição no Brasil pela Pagu Pictures e, no exterior, pela empresa francesa Reel Suspects. Seu lançamento comercial em salas brasileiras deve ocorrer nos próximos meses. Já na França, a previsão é para setembro de 2021.


Fonte: Pagu Pictures (via press-release)


O Poltrona POP é um site parceiro afiliado da Amazon. Neste link deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós já éramos nerds antes disso ser legal!