Sobrou zumbi onde faltou ousadia no quinto episódio da animação da Marvel Studios e Disney+

O mais recente episódio da série animada What If...? apresenta uma nova realidade alternativa onde, por um descuido de Hope Van Dyne, a Vespa, o mundo é infectado por um vírus que ocasiona um apocalipse zumbi. Trata-se de uma história original e que nada tem a ver com a famosa minissérie em quadrinhos Marvel Zombies, lançada entre 2005 e 2006 e que foi escrita por Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead.

Este quinto episódio, O Que Aconteceria Se... Zumbis!?, nos traz uma história pouco inspirada e recheada de sentimentalismo barato. O ritmo é de aventura e certos elementos de suspense e terror, características de todo bom filme ou série com mortos-vivos sedentos por miolos, não estão presentes. 

Talvez isso possa ser explicado da seguinte maneira: Apesar de ser um produto da Marvel Studios, What If ...? é distribuído pela plataforma Disney+, que tem como público alvo os fãs de Star Wars, os Marvetes e as crianças e adultos que amam as animações e séries da Walt Disney Pictures e dos canais relacionados à companhia. Se tem criança usando o serviço, então não há espaço para produções violentas, aterrorizantes ou mais ousadas, não é mesmo?

A resposta é: Não!

Ocorre que, a plataforma, como todas as concorrentes, disponibiliza perfis infantis com controle parental de conteúdo. Deste modo, se a desculpa for essa, é bem esfarrapada. 

Eles poderiam ter pesado a mão no roteiro e nos estregar um episódio mais aterrorizante e traumático.  Faltou ousadia. Alguns personagens perdem pessoas queridas e não ficam mais do que chateados com a situação. Faltou desespero e aquele toque gore que a gente tanto ama no subgênero explorado no episódio.

Eu sempre reclamei das "porradas fofas" dos filmes da Marvel Studios, agora terei que reclamar também de "mordida fofa", uma vez que teremos, ao que tudo indica, mais episódio com mortos-vivos em What If...?.

A animação continua soberba, o som maravilhoso, trilha sonora pontuando bem o episódio e uma dublagem brasileira impecável. Tudo muito legal nos aspectos técnicos e artísticos, como já tinha dito sobre os episódios anteriores.

O Que Aconteceria Se... Zumbis!? é um episódio que me irritou demais para eu dizer que curti a experiência.

Além disso, existem duas inconsistências que serão tratadas mais abaixo, na área de spoilers. Sim! Teremos uma Área de Spoilers ao final do texto. Só leia se já tiver assistido o episódio.



Marlo George assistiu, escreveu e sentiu falta da Terra-2149. Kirkman fez falta hoje...


Bem, à partir deste ponto irei falar sobre o roteiro e estes próximos parágrafos terão spoilers. Continue por sua própria conta e risco.....

ÀREA DE SPOILERS

Spoileando em

3...

2...

1...

O que mais chama a atenção no roteiro de O Que Aconteceria Se... Zumbis!? são duas inconsistências na trama. 

Enquanto alguns personagens precisam usar roupas de manga comprida para evitar ser infectados através das clássicas mordidas de zumbis, O Homem de Ferro, que está usando armadura — que em outras ocasiões no MCU o protegeu automaticamente de perigos menos potenciais — é mordido. 

Pode ser que os zumbis que atacaram o herói tenham destruído a armadura? 

Pode!

Mas eu preciso ver isso, mesmo que de relance. E isso não acontece, restando-me a especulação.

Outra inconsistência é o tempo de zumbificação, que para uns é, inexplicavelmente, mais rápido do que para a Vespa. Talvez, isso tenha acontecido para economizar tempo, visto que é um desenho animado de curta duração, mas uma explicação, mesmo que no melhor estilo tecno-blá-blá-blá, resolveria o problema.

E só pra citar, mais uma vez transformaram o Doutor Bruce Banner em um idiota.

Termina aqui a Área de Spoilers. Obrigado por ler.

Neste link, deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!