O ator Luis Gustavo (foto) faleceu em 19/09/2021, aos 87 anos, em Itatiba (SP). Segundo a família, ele sofreu complicações por conta de um câncer do intestino, que estava em tratamento desde 2018.


Luis Gustavo Blanco nasceu em Gotemburgo (Suécia) em fevereiro de 1934. Estrelou, em 1968, o protagonista da novela "Beto Rockfeller" (TV Tupi), a primeira a mudar a linguagem televisiva, aproximando o jeito de falar dos brasileiros da época à teledramaturgia. Segundo o ator, foi a primeira novela que o público masculino brasileiro confessava que assistia.


Sua estreia na TV Globo deu-se em 1976, com as novelas "Anjo Mau" e "Duas Vidas". Mas o sucesso televisivo veio mesmo com um personagem coadjuvante que roubou a cena na novela "Elas por Elas" em 1982, onde o ator interpretava o atrapalhado detetive Mário Cury, mais conhecido como Mário Fofoca. O sucesso foi tanto que, em 1983, o personagem acabou gerando um seriado - um dos primeiros spin-offs brasileiros, com textos de Luis Fernando Veríssimo, Carlos Eduardo Novaes, Bráulio Pedroso e Carlos Lombardi - e, no mesmo ano, o filme para cinema "As Aventuras de Mário Fofoca" (com roteiro de Adriano Stuart, Cassiano Gabus Mendes e Carlos Lombardi). O personagem ainda reapareceria num episódio do programa humorístico "Sai de Baixo" (em 1996) e no remake da novela "Ti Ti Ti" (2010).


Em 1985, estrelou a novela "Ti Ti Ti" como enrolado porém talentoso Ariclenes Almeida que viu o potencial fashion nos croquis de uma senhora que visitava num asilo e lançou-se como um estilista de moda espanhol (de araque) Victor Valentin, irritando seu oponente no mundo dos negócios. O sucesso da novela chegou a gerar um produto inusitado no mundo real: o batom "Boka Loka", que, na novela, dava irresistíveis poderes de sedução a quem usava (claro que Victor Valentin usava o batom para conquistar muitas de suas clientes).


Em 2005, estrelou - ao lado de Marisa Orth (foto) - a elogiada peça teatral "Misery", uma adaptação de "Louca Obsessão", livro escrito originalmente por Stephen King e que gerou um filme para cinema. Na peça, o ator vivia o autor Paul Sheldon, que era atormentado por sua "fã número um" Annie Wilkes, após um acidente de automóvel.


Com a mudança dos tempos, veio a urgência para a reinvenção, onde compartilhou a criação do que viria a ser um dos maiores sucessos do humor televisivo brasileiro: a sitcom "Sai de Baixo", de 1996 a 2002, onde vivia o Seu Vavá, dono da empresa de turismo "Vavá Tur", que tinha de sustentar um banco de vigaristas mais conhecidos como sua própria família - e que gerou o bordão "AQUI, FARROUPLIHA!". Em 2018, foi rodado um filme com a maioria do elenco original. Luis Gustavo estava escalado mas os problemas de saúde já estavam presentes e sua participação foi reduzida a uma cena por conta do tratamento.

Na época das filmagens, o ator Miguel Falabella (foto) postou em suas redes sociais o momento em que Luis Gustavo estava ao lado do elenco do filme. Confira:



O ator era casado com Cris Botelho. Deixa dois filhos e uma neta. Descanse em paz.


Fonte: G1 (via site oficial)