O documentário "Zimba" - dirigido por Joel Pizzini - estreia em 30/09/2021 nos cinemas com distribuição da Bretz Filmes. O filme participou da Mostra Competitiva da 26ª edição do "É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários", em abril de 2021.  


>>> Clique AQUI para assistir o trailer 


Zbigniew Ziembinski (1908–1978) - ou Zimba - nasce em meio aos horrores da primeira guerra mundial. Aos 6 anos de idade assiste a uma cena que marca sua vida para sempre: na sombria mina de sal subterrânea de Wielisczka, seu pai cuidava de corpos feridos, mutilados e mortos em combate.  Anos mais tarde dirige uma peça satirizando Hitler, os atores da peça são presos e Ziembinski foge para o Brasil.


O filme aborda a trajetória artística e existencial de Ziembinski, ator e diretor de teatro que, ao denunciar o nazismo com a peça “Genebra”, de Bernard Shaw e é obrigado a fugir da Polônia. Após sua fuga, chega, por acaso, ao Brasil, onde se encontra com Nelson Rodrigues e monta "Vestido de Noiva" (1943), que revoluciona as artes cênicas no país. Narrado em primeira pessoa, a partir de vasto material de arquivo e com participações das atrizes Nathalia Timberg, Camilla Amado e Nicette Bruno, o filme recupera performances de Ziembinski no cinema, novelas e teleteatros através de um diálogo cine-teatral. Apelido carinhoso recebido no país que o adotou, "Zimba" celebra a arte e o ideário do primeiro encenador “brasileiro", criador do teatro moderno e inovador da televisão latino-americana.


O filme conta com idealização de Urszula Groska, roteiro de Joel Pizzini, Henry Grazinoli e Reinaldo Mesquita, pesquisa de imagens de Antônio Venâncio e consultoria de Aleksandra Pluta


"Zimba" teve patrocínio da Casa Sanguszcko de Cultura Polonesa, entidade de caráter sócio-cultural sem fins econômicos. E conta ainda com apoio do Itaú Cultural. As imagens de arquivo foram disponibilizadas pelos acervos da Cinemateca Brasileira, TV Cultura, EBC, Arquivo Nacional, CTAv, Funarte, Cinemateca do MAM-RJ, Filmoteca Polonesa, INA (França), dentre outros.


Fonte: Bretz Filmes (via press-release)


Neste link, deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!