O roteirista de histórias em quadrinhos e editor da DC Comics Bryan Augustin (foto) faleceu em 01/02/2022. A causa da morte foi um "súbito e fulminante ataque cardíaco", segundo o amigo e também roteirista Mark Waid.


Augustin escreveu algumas histórias para os títulos de super-heróis da DC Comics como Flash, Liga da Justiça, dentre outros. Seu trabalho mais conhecido é o roteiro do especial "Batman by Gaslight" (conhecido no Brasil como "Gotham City: 1889), um dos primeiros títulos da linha Elsewhere (aqui, "Túnel do Tempo") onde personagens conhecidos do grande público ganham nova roupagem em outras épocas da História. No caso desse roteiro, vemos Batman enfrentar Jack, O Estripador na distante Gotham de 1889. Este também foi, talvez, o primeiro grande trabalho do desenhista Mike Mignola - hoje criador do personagem Hellboy - num traço bem diferente do que se está acostumado hoje em dia. A história fez bastante sucesso em 1989 e chegou a ser adaptada para animação em 2018. E se olharmos com atenção, o traje do Homem-Morcego nessa história parece ter inspirado o uniforme do novo filme estrelado por Robert Pattinson...

Augustin também foi o responsável, como editor, a revelar diversos talentos dos quadrinhos como Humberto Ramos, o saudoso Mike Wieringo, Mike Paroback, Oscar Jimenez, Howard Porter, Travis Charest, assim como o próprio Mark Waid (autor de "Reino do Amanhã" e de uma aclamada fase em "Capitão América"), que diz num belo texto em seu perfil no Facebook (no link abaixo) que provavelmente "teria desperdiçado 15 anos de sua vida trabalhando num lava-jato" se não fosse Augustin a chamá-lo para ser editor-assistente na DC Comics.

Descanse em paz.

Fonte: Mark Waid (via Facebook)