Menos de uma semana depois do imbroglio por conta de uma infeliz piada e o tapa que deu no comediante Chris Rock, o ator, rapper e produtor Will Smith (foto) renuncia e abandona seu cargo como membro participante e votante na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.


Smith enviou um pronunciamento relatando o que o motivou à drástica decisão. Confira:

"Tenho respondido diretamente à Academia ao ouvir sobre as notícias de providências disciplinares, e aceitarei quaisquer e todas as consequências por minha conduta. Minhas ações na cerimônia da 94ª Academy Awards [Oscar] foram chocantes, dolorosas e indesculpáveis. A lista daqueles que feri é longa e inclui Chris [Rock], a família dele, muitos queridos e amados amigos, todos os presentes e à audiência global em seus lares. Traí a confiança da Academia. Impedi outros indicados e vencedores de terem suas oportunidades de celebrarem e serem celebrados por seus extraordinários trabalhos. Estou de coração partido. Quero voltar minha atenção àqueles que merecem atenção por seus talentos e deixar que a Academia volte sua atenção ao incrível trabalho de dar suporte à criatividade e à habilidade artística em filmes. então, estou renunciando de ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e aceitarei quaisquer vindouras consequências que o Comitê achar apropriado.", disse o ator. "Mudar leva tempo e estou compromissado em trabalhar duro para assegurar que eu nunca permitirei que a violência sobrepuja a razão novamente", conclui.


O ato de Smith segue após duras reprimendas da própria Academia desde o ocorrido. Durante a cerimônia, Smith foi convidado a se retirar logo após a agressão física a Rock mas recusou-se a deixar o recinto. A Polícia de Los Angeles foi chamada após a cerimônia e, durante a festa pós-Oscar, o comediante Chris Rock foi interpelado para saber se gostaria de prestar queixa contra Smith - assim Smith deixaria a festa algemado e iria prestar depoimento junto a Rock, além do fato de que uma investigação seria aberta para verificar que motivações estariam por trás da agressão - mas Rock se recusou e pediu para que Smith não fosse retirado da festa.

Em programas de TV e pronunciamentos em sites, o Comitê da Academia deixa claro que nunca pensou em fazer com que Smith devolva o prêmio de Melhor Ator por seu trabalho em "King Richard - Criando Campeãs" mas que a agressão física a Rock está, sim, sendo investigada e que haverá algum tipo de punição. 

"Recebemos e aceitamos a imediata renúncia do Sr. Will Smith da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood", disse David Rubin, presidente da Academia, num anúncio recente. "Continuaremos seguindo com nossos procedimentos disciplinares contra o Sr. Smith pelas violações aos Padrões de Conduta da Academia que desembocará em nosso encontro com o Comitê agendado para 18/04/2022", completa.

O 'Tapa no Oscar' foi mais grave do que se imagina. Entenda.


A expulsão de Smith como membro da Academia, segundo rumores, estava prevista, assim como suspensão por seis meses ou um ano - há quem diga que Smith poderia ficar suspenso por DEZ anos. Uma reunião com mais de 50 membros do alto escalão da Academia - incluindo nomes importantes da indústria como Steven Spielberg, Ava DuVernay e Rita Wilson - foi realizada em 30/03/2022 (três dias após a cerimônia). Smith foi informado que tem até 15 dias para montar e apresentar sua defesa a respeito da violação do Padrão de Conduta através de seu comportamento violento na noite da cerimônia de premiação do Oscar. O grupo terá outra reunião já marcada para 18/04/2022 para decidir o destino do ator - embora não tenha muito o que fazer além de não permitir que ele não compareça às cerimônias por um tempo (ou eternamente), uma vez que ele já não é mais membro da Academia.

Independente da decisão da Academia, pelo menos um privilégio o ator já perdeu: o convite para apresentar e entregar o prêmio de Melhor Atriz na cerimônia do Oscar em 2023, como é de costume a quem ganha o prêmio de Melhor Ator no ano anterior. Vamos aguardar o desenrolar do caso.

Fonte: Deadline (via site oficial)

Neste link, deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!