O cinema nacional está de luto mais uma vez pois o cineasta Breno Silveira (foto) faleceu na manhã de 14/05/2022, vítima de um infarto fulminante. Ele realizava as atividades no set de filmagens de "Dona Vitória", filme estrelado pela veterana atriz Fernanda Montenegro. Era o primeiro dia no set. O diretor começou a passar mal no set, chegou a ser socorrido e levado para um hospital nas redondezas - a história se passa em Copacabana (RJ) - mas, infelizmente, não resistiu. Ele tinha 58 anos.


Nascido em Brasília (DF) em 1964, Silveira teve seus primeiros destaques no cinema como diretor de fotografia de filmes como "Carlota Joaquina" - dirigido pela cineasta e atriz Carla Camuratti e considerado "o" projeto de "reabertura" do assim chamado novo cinema brasileiro, bem distante do que era apresentado nos anos 1960 a 1990, com temas mais próximos do público e menos voltados à exploração do corpo feminino ou mesmo da falsa intelectualização elitizada -, "Eu Tu Eles" e "O Homem do Ano", três grandes sucessos de bilheteria e crítica.

Somente em 2005, com o lançamento de "Os 2 Filhos de Francisco" - longa dirigido por Silveira, um verdadeiro recorde de bilheteria, que contava a história da dupla de música sertaneja Zezé de Camargo & Luciano sobre o prisma do esforço de seu pai Francisco para que eles trilhassem o sucesso - que se sentiu à vontade para comandar filmes, após a experiência de dirigir alguns documentários, peças publicitárias e clipes musicais (como "Segue o Seco", da cantora e compositora Marisa Monte).

Depois seguiram os filmes "Era Uma Vez", "Gonzaga - De Pai para Filho", "Entre Irmãs", os episódios da minissérie "Dom" e "Dona Vitória", seu último trabalho, que falava de uma mulher que desmontou uma quadrilha de traficantes e policiais do RJ a partir de filmagens feitas por celular da janela do seu prédio, no bairro Copacabana. O filme era baseado numa série de reportagens do Jornal Extra (RJ), de autoria do jornalista Fábio Gusmão, ganhadora do Prêmio Esso de Jornalismo, que inclusive virou livro.

Breno Silveira deixa esposa, duas filhas e um inestimável legado para o audiovisual brasileiro. Descanse em paz.


Fonte: Extra (via site oficial)

Neste link, deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!