O ator, cantor, diretor, dublador e produtor brasileiro Milton Gonçalves (foto) faleceu em 30/05/2022 em sua casa no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas de saúde advindos de AVC ocorrido em 2020 - chegou a ficar três meses internado e precisou utilizar aparelhos de respiração artificial. Ele tinha 88 anos de idade.


Nascido em dezembro de 1933 e, Monte Santo (MG), foi para São Paulo ainda criança, onde trabalhou como aprendiz de sapateiro, aprendiz de alfaiate e aprendiz de gráfico. Após passar pelo teatro infantil e pelo teatro amador, estreou profissionalmente em 1957 na peça teatral "Ratos e Homens", de  John Steinbeck. Chegou à TV Globo em 195, onde participou de diversas novelas, minisséries e programas humorísticos como as primeiras versões de "Irmãos Coragem", A Grande Família" e "Escrava Isaura". Sua atuação na segunda versão da novela "Sinhá Moça" rendeu-lhe a indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional em 2006.

Também atuou de forma incisiva na luta por melhores papeis para atores e atrizes afrobrasileiros. Visando melhorias para o setor audiovisual, chegou a se candidatar ao cargo de governador do Rio de Janeiro em 1994 - tendo uma de suas plataformas transformar o Estado num pólo audiovisual para gerar renda e emprego através da arte cinematográfica - mas sua candidatura não logrou êxito.

O ator deixa dois filhos e três netos. Descanse em paz.

Fonte: G1 (via site oficial)