O compositor Vangelis (foto) faleceu em 17/05/2022, aos 79 anos de idade. Veículos da Grécia informaram que o compositor estava internado num hospital na França para tratar de sintomas decorrentes de Covid-19 mas a causa oficial da morte não foi divulgada.


Evángelos Odysséas Papathanassíu nasceu em março de 1943 em Vólos, na Grécia. Teve uma longa carreira como músico autodidata no POP europeu com a banda Aphrodite’s Child - formada por um grupo de expatriados -, alcançando sucesso realmente na carreira solo nos anos 1970, principalmente quando uma faixa de seu álbum "Heaven and Hell" (1975) foi utilizada como faixa de abertura da série "Cosmos" que adaptava os conceitos científicos do renomado autor Carl Sagan, fazendo com que o nome Vangelis repercutisse também nos Estados Unidos.

Mas foi com sua canção-tema no filme "Carruagens de Fogo" que fez com que seu nome ganhasse fama mundial, cuja trilha sonora lhe rendeu o Oscar como também foi tema dos Jogos Olímpicos em 1984, além de se tornar tema da transmissão da rede inglesa BBC nos Jogos Olímpicos em 1988 - e também no Brasil, sendo a canção-tema que encerra a tradicional Corrida de São Silvestre no Brasil. Mas para o compositor era "só mais uma canção".

O sucesso e o Oscar rendeu-lhe o convite para compor a emblemática e cultuada trilha sonora de "Blade Runner", dirigido por Ridley Scott e lançado em 1982, além da trilha de "Missing - O Desaparecido", de Costa-Gravas, no mesmo ano. Fez diversas trilhas marcantes para filmes como "Rebelião em Alto Mar" (1984), "1492 - A Conquista do Paraíso" (1992) - até hoje tocado em transmissões religiosas no Brasil -, "Lua de Fel" (1992) e "Alexandre" (2004). Ele também  foi o compositor do tema do funeral do físico Stephen Hawking em 2018.


Seus álbuns "Oceanic" (1996) e "Rosetta" (2016)  foram indicados ao prêmio Grammy de Melhor Álbum New Age. Seu último trabalho - "Juno to Jupiter" - foi lançado em 2021, inspirado pelo lançamento da sonda espacial Juno. Na Grécia, recebeu a honraria máxima do Primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, que o chamou de "pioneiro da música eletrônica". Não existem detalhes claros sobre sua vida pessoal, nem mesmo se ele era casado ou tinha filhos. Descanse em paz.

Fonte: Variety (via site oficial)