A série animada “Gravity Falls” completa dez anos em 2022! Em 15/06/2012, foi exibida uma prévia da série. Já no dia 29 do mesmo mês, o canal pago Disney Channel exibiu o primeiro capítulo da animação nos Estados Unidos e, no dia 30 de setembro daquele ano, a produção finalmente estreou no Brasil. Hoje, ela faz parte do catálogo exclusivo da plataforma paga de streaming Disney+. Criada pelo americano Alex Hirsch, “Gravity Falls” conta com duas temporadas e apresenta a história dos irmãos Dipper e Mabel Pines que são enviados para passar as férias na casa de seu tio-avô Stanley na misteriosa e paranormal cidade de Gravity Falls, no Oregon. Nos episódios, os irmãos ajudam o Tio Stan na administração da Cabana do Mistério e a resolver os mistérios da pequena cidade.

Ao longo das temporadas, a série recebeu sete prêmios e foi indicada para outros 21. Dentre as premiações mais importantes estão: Melhor Programa de Televisão Animado do Annie Awards® de 2015 e Melhor Direção de série animada do Annie Awards® de 2016. A plataforma paga de streaming Disney+ conta com as temporadas completas de “Gravity Falls” no catálogo e com uma série de curtas da animação. Para celebrar os dez anos, confira abaixo curiosidades sobre esta icônica produção.


A origem da cidade Alex Hirsch criou a fictícia Gravity Falls inspirado na cidade de Boring, no Oregon. Quando criança, o criador da série fazia diversas viagens com sua família para o noroeste dos Estados Unidos e sempre passava pela pequena cidade - que, em português, pode ser traduzida como “entediante” - visão que Hirsch tenta reverter da cidade a enchendo de aventuras e mistérios.


Inspirado em pessoas reais Alex Hirsch, criador da série, criou os irmãos Dipper e Mabel Pines inspirados nele mesmo e em sua irmã gêmea Ariel. O terceiro personagem central, Tivô Pines, também é baseado no avô dos gêmeos. Soos Ramirez foi criado pensando em Jesus Chambrot, um colega de turma de Hirsch. Até mesmo o porquinho Waddles existe na realidade! Ele foi inspirado no porco de estimação de uma das roteiristas da série.


Elenco de voz original e especial Num dos episódios da série, Wabbles - o porquinho de estimação de Mabel - ganha uma superinteligência e cria uma máquina que lhe permite falar. Na ocasião, quem dublou o animal nos Estados Unidos foi o astrofísico Neil deGrasse Tyson. Além disso, outros nomes como Nathan Fillion, J.K. Simmons, Lance Bass (da boyband N'Sync), Alfred Molina, Mark Hamill, T.J. Miller e Louis C.K. também já fizeram participações na série com suas vozes.


Dublagem brasileira Já o elenco de voz nacional de “Gravity Falls” conta com nomes como Thiago Keplmair como Dipper, Marcelo Pissardini como Tivô Pines e Bianca Alencar como Mabel - ela que começou na carreira de dubladora aos 11 anos de idade e tem ganho destaque como influenciadora digital, contando com mais de seis milhões de seguidores em suas redes sociais.


Por trás dos roteiros O processo de criação dos episódios de “Gravity Falls” era sempre uma junção de ideias de todos que faziam parte da equipe. Alex Hirsch contava para os roteiristas apenas a base de como ele imaginou cada capítulo e cada um escrevia sua versão. Depois, o melhor de cada roteiro era coletado e reescrito com o objetivo de criar um episódio perfeito e coletivo. Todo esse criterioso caminho que Hirsch usava para a criação de sua obra fazia cada capítulo levar cerca de seis meses para ser produzido. 


Fonte: Disney+ (via press-release)

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!