O ano era 1992. A notícia correu o mundo. No Brasil, foi matéria no Jornal Nacional e tudo: Superman havia morrido na edição 75 pelas mãos desformes e monstruosas de um ser que foi apelidado de "Apocalipse". E o gibi mensal do Homem de Aço - que ainda se chamava "Super-Homem" no Brasil - foi cancelado, alegando baixas vendas e desinteresse do público.


Pra quem morava no Brasil e curtia quadrinhos na época, foi um desespero pois essa história só chegaria com anos de atraso em terras tupiniquins. E não adiantava muito importar o quadrinho em alguma loja especializada - havia algumas na época - pois além do preço ser astronômico, viria tudo em inglês, sem direito a site na internet discada (e que só era utilizada de madrugada para não vir uma conta de telefone altíssima) para traduzir.

Esse era o cenário do lançamento do que se tornou o maior case de marketing dos quadrinhos de super-heróis. E agora, trinta anos depois, a editora DC Comics anuncia uma edição especial para comemorar o evento, com quatro novas histórias e diversas capas variantes, como se fosse 1992 novamente...


Essas novas histórias, vale lembrar, serão escritas e desenhadas pelos mesmos autores responsáveis pela saga "A Morte do Superman" e vão se aprofundar em como os aliados do então último kryptoniano reagiram à maior derrota que um super-herói da Distinta Concorrência já sofreu. São elas:
  • The Life of Superman”: Escrita por Dan Jurgens e desenhada por Brett Breeding, mostra um jovem Jon Kent descobrindo na escola que seu pai já havia morrido e que ninguém tinha contado pra ele. Enquanto ele e seu pai Clark precisam lidar com esse embaraço emocional, acabam tendo de juntar forças para enfrentar um novo vilão que tem ligações com Apocalipse e que se chama "Doombreaker"

  • Standing Guard”: Escrita por Roger Stern e desenhada por Butch Guice, essa história mostra a batalha de Superman, só que do ponto de vista dos Guardiões

  • Time”: Escrita por Louise Simonson e desenhada por Jon Bogdanove, a trama revela como aconteceu a morte de Superman da perspectiva de John Irons, que se tornou o super-herói Aço algum tempo depois da tragédia

  • Above and Beyond”: Escrita por Jerry Ordway, desenhada por Tom Grummett com arte-final de Doug Hazlewood, essa é uma história do casal Martha e Jonathan Kent assistindo a luta de Apocalipse contra Superman ao vivo pela TV e folheando um antigo álbum de fotografias onde seu filho Clark mostrava que sempre vencia as adversidades

As capas variantes tem arte de feras dos quadrinhos do quilate do brasileiro Ivan Reis e Danny Miki, Jim Lee e Scott Williams, Francesco Mattina e Dan Mora. A edição também terá ilustrações inéditas feitas especialmente para este volume com arte do brasileiro Fabio Moon, Lee Weeks, Walter Simonson, Bill Sienkiewicz, Clay Mann, Gabriel Rodriguez, Jamal Campbell, dentre outros.


The Death of Superman 30th Anniversary Special #1 chega às lojas especializadas (lá fora) a partir de 08/11/2022, ainda sem previsão de lançamento no Brasil. Também haverá o relançamento da edição 75 da revista Superman, a partir de 01/12/2022 (novamente, lá fora).


Fonte: DC Comics (via site oficial)

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!