A Mostra Baú da DGT acontece de forma híbrida (tanto online quanto presencial), entre 11/10 e 01/11/2022, todas às terças-feiras, a partir das 18h, no Cine Satyros Bijou (Praça Roosevelt, SP). Os filmes de cada sessão também estarão disponíveis gratuitamente online ao longo da semana seguinte para todo Brasil, no canal oficial de YouTube do evento . 

A mostra apresenta mais de 15 títulos reunidos por uma seleta curadoria formada por Tuna Dwek, Francisco Gaspar, Donny Correia e Diego da Costa, todos responsáveis pela seleção de filmes do cardápio da produtora, de acordo com diferentes recortes temáticos. Após cada sessão, os curadores convidados participam de um bate-papo com o público.

A sessão de abertura acontece em 11/10/2022 e conta com a seleção da atriz Tuna Dwek. Com o tema "Mundo oculto", a curadora elegeu os filmes "Qualé o teu negócio?", de Sergio Gag, onde trabalhadores da periferia de uma grande metrópole abusam da criatividade para progredir num ambiente que historicamente nunca foi favorável aos negócios; e o longa "A Senhora Que Morreu no Trailer",  d’Os Albertos (Alberto Camareiro e Alberto de Oliveira), com uma reflexão sobre morte e ressurreição a partir da busca por fragmentos da conturbada vida de uma encantadora de serpentes brasileira encontrada morta num trailer na fronteira dos Estados Unidos com o México.  

O "Brasil da diversidade" é a temática de 18/10/2022, escolhida pelo ator Francisco Gaspar, que selecionou os filmes "O Sol da Maison Chanel", de Ana Sette, Danniel Rangel e Toni Nogueira, sobre a atriz Vera Barreto Leite, também conhecida como Vera Valdez, uma das primeiras top models do mundo que encantou (e surpreendeu) Paris ao desfilar como a mais importante modelo de Coco Chanel; "Fios de Alta Tensão", de Sergio Gag, debate sobre o cabelo como importante elemento de identidade individual e de grupo, a partir da  diversidade étnica, etária, socioeconômica e de gênero dos brasileiros; e "Como Somos", de Rafael Botta, que traz a surpreendente cena LGBTQ+ na cidade de Bauru (SP), com narração de Nany People.

Em 25/10/2022 é a vez do músico e diretor de cinema Diego da Costa, com o tema "Mundo musical". Os videoclipes "Segunda", de Nels Cline - atual guitarrista da cultuada banda de rock Wilco - e a animação "Caboclinho Comum", do rapper Thaíde - ambos dirigidos por Sergio Gag - abrem a sessão. Em seguida, serão exibidos os curtas "Ontem Esperança, Hoje Guilhermina", de Cristina Assunção, com o Slam da Guilhermina; "Cidadão Samba - Osvaldinho Da Cuíca", de Toni Nogueira, Simone Soul e Osvaldinho da Cuíca, que traz um retrato de Osvaldinho da Cuíca que conta a história do samba paulista através de sua música; e "Inaudito", de Gregorio Gananian e Danny Omm, documentário com Lanny Gordin, guitarrista fundamental do movimento musical Tropicália, que “eletrizou” Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé, dentre outros.

Para encerrar a mostra em 01/11/2022, o crítico de cinema Donny Correia apresenta "Cinema é linguagem", com as exibições dos longas "Filmefilia", de Darwin, Stela Ramos, Eduardo Bonzatto e Sergio Gag; e o filme convidado "Um Clássico, Dois Em Casa, Nenhum Jogo Fora", de Djalma Limongi Batista. Antes serão exibidos os curtas "Contraditório, Óbvio", "Com O Supremo, Com Tudo" e "@rob_patriota", de Sergio Gag; "Óbvio Contraditório","Eppur Si Muove", "Eu Me Chamo Darwin", de Darwin; e "De Vez Em Quando Sou Marrom", de Nanna DellaGatta e Julia Bergmann. Para maiores informações, acesse o site oficial.


Fonte: DGT Filmes (via press-release)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!