Autor de Watchmen, Alan Moore, zomba da série criada por Damon Lindelof para a HBO


Em 2019 a HBO produziu uma série baseada nos quadrinhos, escrito por Alan Moore e ilustrado por Dave Gibbons, Watchmen. A obra original é considerada a mais importante publicação da "nona arte", sendo responsável pela popularização do termo 'graphic novel'.

Alan Moore sempre foi muito reativo e contra a produção de adaptações de suas obras, negando-se até a assisti-las. Além disso, ele não permite que seu nome seja creditado como autor original das adaptações, um direito do autor que o mesmo utiliza. Do Inferno e Watchmen (longa metragem dirigido por Zack Snyder, em 2009), dois filmes baseados em suas obras, por exemplo, foram lançados sem que o nome de Moore fosse sequer mencionado. Nem mesmo nos agradecimentos dos créditos.

Ocorre que, com o objetivo de obter a "benção" de Moore, Damon Lindelof, criador da série da HBO, Watchmen, tentou, à época, entrar em contato com o autor, porém, não recebeu nenhuma resposta.

Agora, três anos após o lançamento da série, Alan Moore falou sobre a tentativa de contato de Lindelof. Moore está promovendo seu novo trabalho, Illuminations, uma livro que traz uma coletânea de histórias curtas de ficção, mas tem falado muito nas coletivas de imprensa e entrevistas sobre seu atual desprezo à indústria de quadrinhos e as adaptações de suas obras para o cinema e TV.

Em entrevista à GQ, Moore contou que recebeu uma carta de Lindelof, na qual o criador da série contava o que ele estava planejando para Watchmen. Com bastante desprezo, Moore disse o seguinte:

“Acho que começava assim: ‘Querido Sr. Moore, sou um dos bastardos que estão atualmente destruindo Watchmen,’” contou Moore. “O começo não é o legal. E continuava com um monte de divagações neuróticas. ‘Será que poderia nos dizer como se pronuncia Ozymandias?’ Retornei com uma resposta abrupta e, provavelmente, hostil, dizendo que a Warner Brothers já foi avisada, assim como seus empregados, de que não deveriam entrar em contato comigo por nenhum motivo.”

“Já deixei claro que não endosso este trabalho em questão,” continuou Moore. “E isso porque a indústria cinematográfica e de quadrinhos sempre criam adaptações que nada tem a ver com meu trabalho, mas que serão sempre relacionadas à elas na mente do público. Sempre digo, “Veja bem, isso é embaraçoso. Não quero ter nada a ver com seu programa. Por favor, não me perturbe novamente.”

“Quando vi que Watchmen ganhou diversos prêmios da indústria televisiva, pensei, ‘Meu Deus, talvez parte do público acredite que Watchmen é isso?’” prosseguiu Moore. “Acham que é uma série de super-heróis sombrios, destemidos e distópicos que tinham de lidar com supremacia branca. Teriam eles entendido Watchmen? Watchmen tem 40 anos e era relativamente simples, em comparação com meus trabalhos anteriores.”

Para surpresa de "zero" pessoas, Alan Moore menospreza mais uma adaptação de seus trabalhos, mesmo que tardiamente. Se você quiser ler, deixo este link com minha crítica ao episódio piloto da série.

Fonte: SuperHeroHype

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!