As histórias que importam são aquelas que nos inspiram. Andor, nova série da Lucasfilm e Disney+, baseada na Saga Star Wars, é uma dessas histórias. O protagonista é um velho conhecido dos fãs, já que foi apresentado em Rogue One: Uma História Star Wars, simplesmente o MELHOR FILME da franquia criada por George Lucas, no qual era um personagem coadjuvante e que me causou pouco impacto.

Na real, eu nem gostei muito dele.


Porém, após terminar a série na qual protagoniza, afirmo, sem medo de errar e sem pudor, que Cassian Andor é um dos meus personagens preferidos, não só de Star Wars, mas da TV de modo geral.

Interpretado por Diego Luna, Andor é um jovem de poucos recursos que cresceu em um planeta que foi ocupado pelo Império Galáctico. Ele aprendeu a sobreviver, virando-se como podia para poder garantir um pão sobre a mesa e livrar a própria pele em território tão hostil.

Quase um brasileiro, se é que você me entende.

Ocorre que, Andor acaba se metendo em confusão e, de um malandro furtivo e safo, ele acaba se tornando um proto-revolucionário que seria, no futuro, um dos mais importantes, mesmo que desconhecido ou não-aplaudido, heróis da Rebelião.

A maneira como se dá, na trama, esta "conversão" é muito interessante e o roteiro tem diálogos que ferem como um sabre de luz. Aliás, em um mundo pós-06 de janeiro, a série chega no momento certo.


Em 12 episódios, Andor, ensina mais sobre consciência, e luta de classes, do que muito youtuber político metido à coach do surreal. É muito legal ver personagens profundos em uma Saga despretensiosa como Star Wars já foi. Digo isso, porque certamente tal característica mudará.

Com Andor, Star Wars aproxima-se daquilo que Star Trek sempre foi, ficção científica de verdade, raiz, como dizem os mais afetados, tratando de assuntos mais sérios, e focando-se nas minorias não-visibilizadas da galáxia.

Acho que, além de afirmar que a produção é muito arrojada, do ponto de vista técnico em todas as categorias, não tenho mais nada a dizer além de: ASSISTA!



Marlo George assistiu, escreveu e acha que você deve assistir Andor AGORA!

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!