Um restaurante de luxo em uma ilha americana na costa do PacĂfico. Um chef mundialmente famoso. Um magnĂfico menu. Um grupo diversificado de clientes. Uma equipe gastronĂ´mica infalĂvel. Esses sĂŁo os ingredientes que compõem “O Menu”, novo thriller satĂrico da Searchlight Pictures que estreia nos cinemas em 01/12/2022 e revela uma trama imperdĂvel com uma crescente tensĂŁo e muito humor ácido. Vamos conhecer um pouco do processo criativo do filme...
Grande parte do filme se passa no Hawthorne, um restaurante criado especialmente para o filme e que funciona como mais um personagem da história. Sua criação é o resultado extraordinário de uma talentosa equipe por trás das câmeras que soube colocar o melhor do 'look and feel' da gastronomia contemporânea a serviço do enredo.
Espaços que ganham vida Quando o designer de produção Ethan Tobman assumiu a liderança da criação do mundo de Hawthorne, ele soube imediatamente que cada espaço dentro do restaurante tinha que acompanhar a jornada emocional dos personagens.
A cozinha, o centro de operações do chef Slowik (Fiennes) e sua equipe, foi criada para evocar uma igreja, um lugar de veneração em que a elaboração de cada prato Ă© uma experiĂŞncia espiritual. O banheiro para onde Margot (Joy) vai em busca de alguma tranquilidade em um momento da noite tem uma parede de pedra rĂşstica que expressa o tema recorrente do embate entre modernidade e natureza. O salĂŁo do restaurante, por sua vez, tem um visual austero e minimalista, enquanto a paisagem externa Ă© exibida a partir de uma janela panorâmica que sugere a crescente necessidade de fuga. “É teatral, assimĂ©trico, impressionante e austero. Há algo de assustador nisso”, diz Tobman.
Neste sentido, o designer de produção explica que o ambiente exterior de Hawthorne está em sintonia com o tipo de gastronomia de Slowik. “Logo que chega Ă ilha, há vistas muito impressionantes, que nĂŁo sĂŁo vistas no mundo real. NĂŁo Ă© um lugar real. É uma referĂŞncia clara do tipo de experiĂŞncia que eles vĂŁo vivenciar lá. AlĂ©m disso, nenhum dos pratos Ă© remotamente prático. Criá-los requer um equipamento de vinte mil dĂłlares e, se nĂŁo forem consumidos em trĂŞs minutos, estragam. A natureza Ă© retratada de forma semelhante. Ela foi alterada para formas geomĂ©tricas especĂficas que nĂŁo existiriam sem a intervenção humana”, diz.
Inspirações de Hawthorne Os detalhes que o pĂşblico descobrirá nos diferentes cantos de Hawthorne foram criados por uma equipe liderada por Gretchen Gattuso, a cenĂłgrafa do filme, com inspiração em correntes artĂsticas, restaurantes reais e filmes emblemáticos. “O restaurante se transforma ao longo do filme”, explica Gattuso, “Evolui de um prato para o outro. Minha maior questĂŁo era como fazer a evolução do set”.
Para projetar a icônica porta giratória fechada que leva ao Hawthorne, uma presença de destaque no filme, Gattuso se inspirou nos afrescos fiorentinos e no clássico filme "O Anjo Exterminador" (1962), de Luis Buñuel.
Para criar o aspecto visual de Hawthorne e o estilo culinário de Slowik, Tobman soube desde o inĂcio que o local tinha que refletir essencialmente a visĂŁo do chef. Entretanto, a equipe de produção se inspirou em alguns dos restaurantes mais renomados do mundo, incluindo o restaurante sueco Fäviken, agora fechado, comandado pelo chef Magnus Nilsson; o renomado restaurante catalĂŁo El Bulli, fruto da visĂŁo do chef Ferran AdriĂ ; o French Laundry, de Thomas Keller, localizado em Sonoma, CalifĂłrnia; e o trabalho de RenĂ© Redzepi, chef do exclusivo restaurante dinamarquĂŞs Noma. “Tentamos incorporar alguns elementos do fogo, como as chamas, porque Ă© uma nova tendencia em restaurantes e os chefes estĂŁo começando a incorporá-las em suas cozinhas”, acrescenta Gattuso.
Feito na Geórgia Os cenários interiores de Hawthorne foram criados em estúdio, mas o exterior do restaurante foi filmado em diferentes locais do estado da Geórgia (EUA). A locação central é na cidade de Savannah, onde Tobman e sua equipe cobriram um galpão existente, geralmente usado para casamentos, com uma fachada de concreto, e usaram lona mulching preta e calcário branco para completar a evocativa entrada do restaurante. Outras locações usadas incluem Fort McAllister State Park, World Trade Center Atlanta, Skidaway Island Community Gardens, Driftwood Beach em Jekyll Island, Hampton Island Retreat e Tybee Island.
“O Menu” Ă© dirigido por Mark Mylod, com roteiro da dupla Seth Reiss e Will Tracy, e nomes no elenco como John Leguizamo, Hong Chau, Janet McTeer, Judith Light, Reed Birney, Paul Adelstein, Aimee Carrero, Arturo Castro, Mark St. Cyr e Rob Yang. A produção Ă© de Adam McKay e Betsy Koch.
Fonte: Searchlight Pictures (via press-release)
Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!