A questão racial brasileira na perspectiva decolonial é foco da série “Coleção Antirracista”, que tem lançamento em 29/11/2022 a partir das 18h30, no Espaço Itaú de Cinema - Augusta, Sala 2 - SP, com entrada franca

Com curadoria e direção de Val Gomes e realizada pela produtora Olhar Imaginário, com apoio do Instituto Unibanco e da Spcine, a série é composta por oito episódios curtos (entre 11 e 14 minutos de duração) e tem como público-alvo pessoas, instituições e empresas que tenham interesse em combater o racismo e investir em ações inclusivas e antirracistas. O lançamento abre a semana de comemorações dos 40 anos do Instituto Unibanco, que tem a educação pública como foco prioritário.

A série conta com consultoria do historiador Bruno Garcia e equipe de criação e produção extensivamente negra. Formatados para dialogar com público adolescente, jovem e adulto, os episódios são curtos, dinâmicos e fazem uma reflexão crítica sobre o impacto do colonialismo até os dias de hoje. Animações gráficas trazem leveza à linguagem da obra, ao lado de imagens de arquivo, narração feminina, depoimentos de importantes intelectuais negros e música afrobrasileira contemporânea. Além de fotografias e iconografias, são utilizados também filmes brasileiros de diretores renomados e da produção recente de diretores negros. 

Os episódios dos documentários apresentam figuras negras históricas ainda pouco conhecidas, que atuaram nas mais diversas áreas do conhecimento. Outra camada dos vídeos é a trilha sonora, que teve sua pesquisa baseada no encontro de sonoridades negras tradicionais com desdobramentos em ritmos modernos que trazem uma textualidade original aos episódios.

Junto com a docussérie será lançado o álbum da trilha musical por QRCode, e um banco de samples curtos com faixas breves. A proposta é que a trilha reverbere na realização de jovens produtores musicais e beatmakers, uma vez que o banco de samples estará livremente disponível para que eles criem suas próprias músicas a partir deste material.

A série conta com depoimentos da psicóloga Cida Bento, uma das 50 personalidades mais influentes do mundo de acordo com a revista Forbes; da filósofa Sueli Carneiro, a principal intelectual da epistemologia afrobrasileira; da arquiteta e urbanista Joice Berth, autora do livro “O que é empoderamento?”; de Cidinha da Silva, escritora com 17 livros publicados; do historiador e multi-artista Salloma Salomão, influenciador da geração negra contemporânea; do encenador e filósofo José Fernando de Azevedo, diretor da EAD–USP; de Lia Vainer Schucman, psicóloga e pesquisadora racial da UFSC; da publicitária e ativista Neon Cunha, a primeira pessoa trans a denunciar as violências de gênero na OEA (Organização dos Estados Americanos); da artista visual Rosana Paulino, a primeira mulher negra ter uma exposição exclusiva na Pinacoteca (SP); e de Adilson Paes de Souza, tenente-coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

Após seu lançamento, a coleção também ficará disponível gratuitamente a partir de 05/12/2022 nas plataformas: SpCinePlay, a primeira plataforma de streaming pública do Brasil; na Cultnetv - Cultura Negra, o primeiro canal da televisão brasileira 100% dedicado à cultura negra; e no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão, do Instituto Unibanco.


Fonte: Olhar Imaginário (via press-release) 

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!