Dirigido pelos irmãos Jonatas Puntel Rubert e Tiago Puntel Rubert, o longa documental "Uma em Mil" realiza suas gravações entre 16 a 30/04/2023 no Rio Grande do Sul. A produção prevê filmagens nos municípios de Ibarama, Guaíba e Porto Alegre (RS). O filme levanta o questionamento: qual a diferença entre ter e não ter Síndrome de Down? A partir dessa pergunta, Jonatas (32) e Tiago (23) vão além do diagnóstico médico que ocorre em cerca de um em cada mil nascimentos. Por coincidência, isso aconteceu duas vezes na família deles: Tiago e seu tio Cleber têm a síndrome.

Através de conversas entre os diretores e o tio, juntamente com suas mães, o filme coloca em xeque os pressupostos da ~"normalidade" e observa o valor humano que as diferenças podem nos apresentar. Para Tiago, que é codiretor e um jovem com a síndrome, a única diferença são os amigos. Afinal, seus amigos têm a síndrome, mas a maioria dos amigos de seu irmão não tem. Os diretores partem de suas próprias vivências na família e na sociedade, colocando em cheque as limitações do diagnóstico médico frente à diversidade da experiência humana. Confira o teaser trailer:

Uma em Mil - TEASER from Faço Filmes on Vimeo.

Entre os personagens da produção temos Cleber e Olinda, tio e avó de Tiago e Jonatas, que moram em Ibarama - a 246km da Capital gaúcha -, município com menos de cinco mil habitantes. Também temos Giselda, mãe dos diretores, que mora em Guaíba, cidade onde os irmãos cresceram, localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS). O filme vai trazer também as questões regionais como modificadoras dos processos dessas pessoas.

Tiago e Jonatas Puntel Rubert
(Crédito de foto: Lucélis Bertoletti / Divulgação - Todos os direitos reservados)


Em 2021, o projeto foi contemplado para desenvolvimento na Lei Aldir Blanc, que também deu origem ao documentário de curta-metragem animado "A diferença entre os mongóis e mongoloides", dirigido por Jonatas e protagonizado pelo irmão Tiago. O filme recebeu os prêmios de melhor direção, roteiro e direção de arte na mostra gaúcha do prestigiado 50º Festival de Gramado. A produção é da Faço Filmes (Natasha Ferla assina a produção), com coprodução da SeuFilme e distribuição da Olhar

 

Fonte: Faço Filmes (via press-release)

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!