A cantora norte-americana Tina Turner (foto) faleceu pacificamente em 24/05/2023 em sua casa em Kusnacht, próximo de Zurich (Suíça). Ela tinha 83 anos de idade mas não foram divulgadas as causas da morte.
O divórcio foi finalizado em março de 1978. No decreto final de divórcio, Tina assumiu a responsabilidade por datas de shows perdidas, bem como uma penhora do IRS. Tina reteve royalties de compositora de músicas que ela havia escrito, mas Ike continuou publicando royalties dela e de suas composições. Ela também manteve seus carros, peles e jóias junto com seu bem mais precioso: seu nome artístico.Tina deu a Ike sua parte de seu estúdio de gravação Bolic Sound, editoras, imóveis, e ele manteve seus carros. Vários promotores de shows perderam dinheiro e a processaram para recuperar suas perdas. Por quase dois anos, Tina recebeu vale-refeição (sim, ela trabalhou por comida) e tocou em pequenos clubes para pagar dívidas.
A carreira solo da cantora começou ainda ao lado de Ike em 1974. Mas só decolou de verdade a partir de 1981, quando topou se apresentar ao lado de Rod Stewart para cantar "Hot Legs" no programa "Saturday Night Live". Em novembro do mesmo ano, Tina abriu os shows da turnê americana da banda Rolling Stones. Depois de um tempo sem gravar (foram quatro discos que não tiveram êxito), a cantora assinou em 1983 com a gravadora Capitol Records, lançando àlbum "Private Dancer", alcançando o terceiro lugar na Billboard Hot 100 - vendendo mais de cinco milhões de cópias nos Estados Unidos (e mais de 11 milhões de cópias no mundo inteiro) -, com canções de sucesso como " Let's Stay Together" (regravação do clássico de Al Green), "Better Be Good to Me", "What's Love Got to Do with It" e a canção-título.
Foi sucesso também no cinema, onde atuou no filme "Mad Max - Além da Cúpula do Trovão", ao lado de Mel Gibson e grande elenco, além de compor a canção "We Don't Need Another Hero", indicada ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original em 1986.
Sua história também foi adaptada em 1993 no filme "Tina - A Verdadeira História de Tina Turner" ("What's Love Got to Do with It"), onde os abusos de Ike Turner foram expostos para o mundo inteiro. A cantora foi interpretada por ninguém menos que Angela Basset, com Lawrence Fishburne fazendo as vezes de Ike Turner (ambos foram indicados ao Oscar por sua atuação).
Ainda na área do cinema, gravou canções para filmes como "007 contra GoldenEye" (estreia de Pierce Brosnan como James Bond em 1995) e o longa animado "Irmão Urso" (em dueto com Phil Collins em 2002).
Seu último álbum de estúdio foi "Twenty Four Seven" (1999), que trouxe os singles "Whatever You Need" e "When the Heartache Is Over". O disco não foi sucesso de vendas mas a turnê teve êxito de bilheteria. Além disso, no mesmo ano, ainda gravou um especial de TV pra emissora VH-1 intitulado "Divas '99", ao lado das cantoras Cher, Whitney Houston, Mary J. Blige e o cantor Elton John.
Embora não gravou novos álbuns desde 1999, continuou fazendo turnês, sendo a última intitulada "Tina!: 50th Anniversary Tour" em 2008. Porém, gerou um álbum de coletânea e um DVD ao vivo om o registro do show.
Teve quatro filhos, dois netos e seu último casamento foi com o produtor musical e empresário alemão Erwin Bach em julho de 2013. Descanse em paz.
Fonte: G1 (via site oficial)