O filme "Indiana Jones e a Relíquia do Destino" - clique AQUI para ler nossa crítica - já está em cartaz nos cinemas brasileiros e tem novas informações divulgadas a respeito do processo de composição da "nova" velha conhecida trilha sonora original criada pelo veterano maestro John Williams (foto), criador de todas as músicas da saga, eternamente imortalizada e vinculada ao personagem desde os primeiros acordes...


Uma produção épica como a saga de Indiana Jones é realmente uma colaboração e uma grande parte disso é a composição de Johnny Williams. Sua música trouxe muitos detalhes a cada momento emocionante e uniu todos os filmes, dando-lhes uma identidade musical”, diz Steven Spielberg, diretor dos quatro filmes anteriores.

Quando chegou a hora de criar a música que acompanharia as novas aventuras de Indy, a equipe criativa recorreu, óbvio, a Williams. Embora tenha concordado inicialmente em trabalhar em algumas peças individuais para o longa, Williams acabou compondo toda a música incidental. Atento à estrutura emocional que engloba esta nova entrega, o maestro compôs a música com diferentes conceitos em mente. “O que tentei fazer foi trazer um aspecto nostálgico para esta obra. Indiana Jones é maravilhoso porque Harrison Ford tem a habilidade de fazer as cenas mais dramáticas com certa ironia e um brilho nos olhos. Ele faz diálogos de comédia e ação tão bem quanto qualquer outro”, observa.

Entre as peças favoritas, está o tema de Helena, personagem interpretada por Phoebe Waller-Bridge, que conta com contribuições da renomada violinista alemã Anne-Sophie Mutter. “Jim Mangold me disse: escreva um tema para Helena que seja como uma mulher dos anos 30 ou 40. Ela é aventureira. Ela tem amantes aqui e ali, enquanto faz todas essas coisas com uma beleza estonteante”, diz o maestro.

Para o diretor, o método de trabalho tradicional e excepcional do lendário compositor é tão valioso quanto suas próprias criações. “John cria temas melódicos para os personagens, todos escritos a lápis, todos escritos em notas. Muitos compositores agora têm o filme em vídeo e usam um sintetizador, e o midi do sintetizador o converte em notas. Em seguida, entregam o material a um arranjador que as transforma em uma peça arranjada para orquestra. Tudo isso soa muito bem, mas a maneira de John soa melhor”, conclui Mangold.

A trilha sonora original de "Indiana Jones e a Relíquia do Destino" composta pelo lendário John Williams já está disponível nas principais plataformas de áudio.

Na trama, em 1969, enquanto o arqueólogo e aventureiro americano vive como professor no cenário da Corrida Espacial e Guerra Fria - e que está prestes a se aposentar -, ele luta para se encaixar num mundo onde parece ser obsoleto. Mas quando um antigo rival retorna em busca de um antigo e poderoso artefato, Henry "Indiana" Jones precisa juntar forças (contra a vontade) com sua afilhada para garantir um poder maior do que imaginado caia em mãos erradas.

Harrison Ford retorna ao papel do lendário herói arqueólogo para esta quinta (e última) aventura da icônica franquia, que também tem no elenco nomes como Phoebe Waller-Bridge, Antonio Banderas, John Rhys-Davies, Shaunette Renee Wilson, Thomas Kretschmann, Toby Jones, Boyd Holbrook, Oliver Richters, Ethann Isidore e Mads Mikkelsen.

Dirigido por James Mangold (de “Logan”), o filme é produzido por Kathleen Kennedy, Frank Marshall e Simon Emanuel, com Spielberg e George Lucas atuando como produtores executivos. 

Fonte: Disney (via press-release)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!