O ator irlandês Michael Gambon, que ficou mundialmente conhecido como o diretor de Hogwarts, Albus Dumbledore, em seis dos filmes da Saga Harry Potter, morreu hoje (28), conforme informa o site Variety.
Ele tinha 82 anos.
“Estamos arrasados em anunciar que perdemos Sir Michael Gambon”, disse a família do ator em comunicado oficial. “Amado marido e pai, Michael morreu em paz, na cama do hospital ao lado de sua esposa Anne e de seu filho Fergus. Ele morreu após um ataque de pneumonia”
Nascido em 19 de outubro de 1940 em Cabra, subúrbio de Dublin, na Irlanda, Gambon, apesar de ter ficado mais famoso após sua trajetória nos filmes baseados na obra de J.K. Rowling (ele substituiu Richard Harris, que faleceu em 2002, como Dumbledore à partir do terceiro filme da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban), foi um ator prolífico, contando com mais de 150 créditos, seja na TV, seja no cinema.
Estreou no cinema, no filme Othelo, do diretor Stuart Burge e que é baseado na peça de William Shakespeare, em 1965, tendo em seguida atuado na série de TV Softly, Softly, de 1967. Dentre atrações nerds, Gambon atuou em filmes como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), Capitão Sky e o Mundo do Amanhã (2004), A Vida Marinha de Steve Zissou (2004), O Fantástico Sr. Raposo (2009), O Livro de Eli (2010), O Discurso de Rei (2010) e Kingsman: O Círculo Dourado (2017).
Na TV, Gambon participou de um dos episódios da icônica série Doctor Who, em 2010.
Descanse em paz.
Fonte: Variety