O ano de 2023 termina um pouco mais triste pois o ator Tom Wilkinson (foto) faleceu repentinamente na manhã de 30/12/2023 em sua casa (localizada no Reino Unido), ao lado de sua esposa. A família não divulgou a causa da morte e pede privacidade neste momento difícil...


Nascido em fevereiro de 1948 no Reino Unido, estudou na prestigiada Royal Academy of Dramatic Art, estreou primeiramente na TV, numa minissérie intitulada "First Among Equals" - ao lado de Diana Hardcastle, com quem se casaria em 1988.

Recebeu duas indicações ao Oscar - uma na categoria Melhor Ator por sua performance em "Entre Quatro Paredes" (2002) e a seguinte como Melhor Ator Coadjuvante pelo excelente trabalho em "Conduta de Risco" (2008). Porém, participou de variados filmes de sucesso e prestígio como "Ou Tudo Ou Nada", "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", "Batman Begins" (como o gangster Carmine Falcone), "O Exorcismo de Emily Rose", "O Exótico Hotel Marigold", "Missão Impossível - Protocolo Fantasma", "O Grande Hotel Budapeste", "Selma - Uma Luta pela Igualdade", dentre outros. 

Seu trabalho mais recente foi na minissérie "Ou Tudo Ou Nada De Novo", onde reprisou seu papel do filme "Ou Tudo Ou Nada". O último trabalho foi no filme "Bone in the Throat" (baseado no romance de Anthony Bourdain, ainda inédito no Brasil), atuando ao lado de nomes como Vanessa KirbyRupert Graves, dentre outros. O ator deixa esposa e dois filhos. Descanse em paz.


Fonte: THR (via site oficial)