A Tolkien Estate e Amazon, que produziram em conjunto a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, cuja segunda temporada está sendo produzida no Reino Unido, venceu processo movido por autor de uma fanfic intitulada The Fellowship of the King (A Sociedade do Rei) que pedia indenização de 250 milhões de dólares, alegando que a série da Prime Video, serviço de streaming da Amazon, teria copiado ideias de seu "livro". 

Tolkien Estate é a administradora do espólio do criador da Terra-média e escritor de obras como O Senhor dos Anés, O Hobbit e O Silmarillion, J.R.R. Tolkien.


A sentença emitida pelo Tribunal Distrital da Califórnia, em 14 de dezembro, rejeitou as ações movidas  contra a Tolkien Estate e Amazon por Demetrious Polychron, autor da fanfic. A decisão foi proferida pelo juiz Stephen V. Wilson, que condenou Polychron ao pagamento de honorários advocatícios à favor da Tolkien Estate e Amazon, que totalizam o valor de 134 mil dólares.

Além disso, Wilson concedeu à Amazon uma liminar permanente que impede Polychron de distribuir cópias físicas de The Fellowship of the King (que deverão ser destruídas, conforme sentença), o que também vale para sequências planejadas para esse livro ou qualquer outro trabalho derivado e que seja baseado nos livros de J. R. R. Tolkien. Polychron também deve remover as cópias eletrônicas de seu livro de todas as plataformas onde esteja disponível. Assim que cumprir as determinações do Juízo, o autor deve informar a destruição dos livros físicos e a exclusão dos livros digitais através de declaração, sob pena de perjúrio. O juiz também recusou o pedido de Polychron para que seus honorários advocatícios fossem pagos pela Tolkien Estate e Amazon.


Fonte: Deadline

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!