O diretor de Supérman: Legacy, primeiro filme da nova franquia da DC Comics para a Warner Bros. Discovery, respondeu um fã sobre uma questão muito importante.
Gunn, que além de comandar o filme, é co-CEO da DC Studios, sendo diretor criativo da franquia DC Universe (DCU), foi questionado sobre o uso de personagens em domínio público nos novos filmes.
Em seu perfil na rede social Threads, Gunn foi perguntado por um fã se o motivo por trás da participação, em Superman: Legacy, da personagem Angela Spica - que será interpretada pela atriz María Gabriela de Faría -, tem algo a ver com o fato de as personagens do supergrupo The Authority entrarão em domínio público em 2034?
O fã se refere à Angela Spica, personagem de Superman: Legacy que será interpretada pela atriz María Gabriela de Faría. Spica é a heroína Engenheira e faz parte do supergrupo The Authority, que ganhará um filme próprio no futuro pelo DCU.
O diretor deu uma resposta curta, mas esclarecedora: “Nenhuma decisão narrativa será baseada em personagens que estão para entrar em domínio público”. Veja abaixo a postagem original de Gunn.
A pergunta pode parecer tola, mas é bastante interessante. Sempre que uma obra está para entrar em domínio público, seja nos EUA ou Brasil, uma das formas de manutenção destes diretos é lançar versões novas destas obras, seja como reboot ou remake.
Desta forma, a nova versão, baseada oficialmente pelos herdeiros ou detentores dos diretos da mesma, pode se popularizar e cair no gosto do público. Esta nova versão não pode ser usada, mesmo que a original já tenha entrado em domínio público. Trata-se de "obra nova", iniciando um novo prazo para a decadência dos direitos autorais.
Foi o que aconteceu, recentemente, com Mickey Mouse. A primeira versão da personagem, que protagoniza a animação clássica Steamboat Willie está atualmente em domínio público, podendo ser distribuída, adaptada ou utilizada sem permissão de seus antigos proprietários.
Apesar da resposta incisiva de Gunn, nós do Poltrona POP não sabemos se a informação sobre os direitos de The Authority, afirmada pelo fã no Threads, é juridicamente real. Tais questões são complicadas e envolvem detalhes e minucias que precisão ser verificadas com base em documentos e provas, quais não temos acesso no momento. Mas, fica aí a informação.
Superman: Legacy trará no elenco David Corenswet como Superman, Rachel Brosnahan como Lois Lane, María Gabriela de Faría como Engenheira, Anthony Carrigan como Metamorfo, Isabela Merced como Mulher-Gavião, Edi Gathegi como Sr. Incrível, Nicholas Hoult como Lex Luthor e Nathan Fillion como Guy Gardner.
A trama do filme não trará a origem da personagem, conforme disse o co-CEO do DCU, Peter Safran. em janeiro de 2023: "O filme se concentra no Superman equilibrando sua herança kryptoniana com sua educação humana. Superman representa a verdade, a justiça e o jeito americano. Ele tem bondade em um mundo que considera a bondade antiquada."
“O Superman’é para todos,” prosseguiu Gunn. “É um filme global e que deve conversar com todas as pessoas, do mundo todo.”
Superman: Legacy tem previsão de estreia em 11 de julho de 2025.
Fonte: SuperHeroHype
Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!