O cultuado romancista, roteirista e cineasta Paul Auster (foto) faleceu em 30/04/2024, em decorrência de complicações de um câncer de pulmão. Ele tinha 77 anos de idade.


Nascido Paul Benjamin Austin em fevereiro de 1947 em Newark (New Jersey, EUA), o autor estudou literatura (britânica, francesa e italiana) na Universidade de Columbia. Com o tempo, chegou a trabalhar como tradutor, durante sua estadia em Paris. A escrita aconteceu de fato após a morte do pai, por conta da herança recebida, o que lhe garantiu o capital necessário para se dedicar ao ofício.

O primeiro grande sucesso na literatura deu-se apenas em 1982 com o livro "Invenção da Solidão", um livro de memórias em que exorciza o relacionamento com o pai. Nesta época, mudou-se para o bairro do Brooklyn e começou a escrever "Cidade de Vidro", livro que foi recusado por mais de 15 editoras antes da primeira publicação em 1985. A espera valeu a pena pois a obra tornou-se a primeira parte da chamada "Trilogia de Nova York", com livros que esmiuçavam as vicissitudes da Grande Maçã...

Escreveu livros de não-ficção, ficção e até poesia. Ganhou muitos prêmios em todo o mundo e, em 2004, veio ao Brasil, sendo convidado de honra na FLIP - Festa Literária de Paraty. Também levou suas histórias para o cinema, escrevendo roteiros de "Cortina de Fumaça" e "Sem Fôlego" - este último, codirigido por ele. Sua última empreitada na direção deu-se em "Kimera - Estranha Sedução" (2007).

Em 2017, chegou a vez de lançar "4321", considerado o mais "maduro" de suas obras. Em 2022, perdeu seu filho (do primeiro casamento) somente meses depois do falecimento da neta. Transformou as lágrimas e pesar em palavras com o livro "Baumgartner", que disserta sobre o luto e suas consequências. Pouco depois do lançamento, Siri Hustvedt (mulher de Auster e também escritora) passou a acompanhá-lo de mais perto por conta da descoberta do câncer de pulmão. Descanse em paz.


Fonte: G1 (via site oficial)

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!