O ator James Earl Jones (foto) faleceu na manhã de 09/09/2024 em sua casa em Dutchess County (Nova York, EUA). A confirmação veio por meio de seus representantes. Ele tinha 93 anos de idade.


Nascido em 1931 numa fazenda em Arkabutla (Mississipi, EUA), foi pioneiro dentre os atores afrodescendentes de sua geração, iniciou a carreira na Broadway em 1958 no Cort Theatre (renomeado em 2022 como James Earl Jones Theatre). Fez mais de 80 filmes como "Dr. Strangelove", "Conan - O Bárbaro", "Um Príncipe em Nova York" e "Campo dos Sonhos", dentre outros.

Mas certamente seus papeis mais marcantes foi como as vozes originais de Darth Vader tanto nas duas primeiras trilogias da saga "Star Wars" quanto em "Rogue One" - porém, ele não repetiu o papel na recente minissérie "Obi-Wan Kenobi" e permitiu que os produtores usassem de tecnologia para replicar sua voz através de inteligência artificial - e do imponente Rei Mufasa na clássica animação "O Rei Leão".

Em séries e minisséries de TV, teve participações especiais em títulos de sucesso como "Raizes", "Everwood", "Os Simpsons", "Lei & Ordem", "House" e o hilário episódio de "The Big Bang Theory", dentre outros. Seu último filme foi "Um Príncipe em Nova York 2" - curiosamente, seu personagem morre na trama.

Foi casado com a atriz e cantora Julienne Marie. Teve um segundo casamento com Cecilia Hart (que faleceu em 2016). Deixa o filho Flynn Earl Jones. Descanse em paz.


Fonte: Variety (via site oficial)